ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Edifício actual é propriedade da Universidade do Minho             
Elsa Moura

Academia 10.01.2019 10H34

AAUM quer terreno junto ao antigo Hospital Psiquiátrico

Escrito por Elsa Moura
Oferta da Universidade do Minho não caiu, mas Nuno Reis avisa que a melhor solução é um terreno que está na posse do Estado e votado há muitos anos ao abandono.
Nuno Reis, presidente da AAUM, a propósito do terreno para construir uma nova sede

false / 0:00

2019 é o ano em que tudo pode ficar decidido. Pelo menos essa é a aposta de Nuno Reis, recentemente empossado para um segundo mandato à frente da Direcção da Associação Académica da Universidade do Minho.


A nova sede é reclamada há vinte anos e há muito que a estrutura começou a poupar para esse investimento, mas de direcção em direcção, o assunto não tem conhecido avanços. Agora, o estudante de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial diz que as condições da actual sede, na rua D. Pedro V, não permitem que o assunto continue a 'cair em saco roto'.


Em entrevista à RUM, Nuno Reis vinca que o terreno junto ao antigo Hospital Psiquiátrico "é o melhor" entre todos os espaços alguma vez referidos para a construção da nova sede. 


No último ano, o reitor da Universidade do Minho manifestou total disponibilidade em ceder um terreno no interior do campus, junto ao edifício dos Serviços de Acção Social mas, ainda que a estrutura estudantil tenha ponderado essa possibilidade, há serviços que a AAUM não quer deixar de disponibilizar aos alunos, como é o caso do Bar Académico. 


Nuno Reis lembra que o terreno junto ao antigo Hospital Psiquiátrico é, por isso, o espaço "ideal", permitindo uma construção de raíz e "com identidade AAUM", continuando a "manter a independência nos serviços que já disponibiliza".


Sobre o terreno ambicionado, o presidente da AAUM realça que está "inutilizado, inabitado, onde a própria Câmara Municipal não pode sequer colocar iluminação", tratando-se de uma zona que precisa de "uma nova vida" , muito devido aos "constantes assaltos" que ali se registam. Parte do terreno, classificado como zona agrícola, é há muitos anos utilizado como parque de estacionamento clandestino e como acesso. "Se aquele espaço fosse entregue à Universidade do Minho para fins de construção de uma sede da associação académica, tenho a certeza que Braga e a Universidade do Minho saíam a ganhar", realçou o estudante.


A decisão da direcção da AAUM poderia ser facilitada com a oferta de um terreno no interior da Universidade do Minho, mas Nuno Reis assume que o assunto merecia uma reflexão profunda e alargada. "Obviamente que não há nada mais próximo dos estudantes do que estar dentro do campus, no entanto, tem outros condicionalismos que não tem estando estando fora do campus", diz, referindo-se a serviços que "são difíceis de conciliar com a vivência dentro do campus".




Deixa-nos uma mensagem