ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Daniel Vieira da Silva

Regional 04.01.2016 08H00

Centro de Ciência Viva em Braga vai ser realidade em 2016

Escrito por Daniel Vieira da Silva
Garantia foi deixada pelo presidente da Sociedade Científica de Astronomia do Minho.

A criação de um Centro de Ciência Viva em Braga vai ser uma realidade em 2016. Quem o garante é João Paulo Vieira, o presidente da ORION, a Sociedade Científica de Astronomia do Minho. Depois da cidade de Guimarães ver nascer, nas últimas semanas, o 20º centro nacional, Braga prepara-se para acolher aquele que será o 21º.


Um espaço, que a concretizar-se, cumpre um desejo antigo da ORION “porque é um projecto que já tem 10 anos e algo que nós fomos construindo ao longo do tempo e finalmente juntaram-se à mesa uma série de entidades e, dessa reunião, saiu a vontade de que 2016 trará novidades sobre o Centro de Ciência Viva em Braga”, afirmou à RUM João Paulo Vieira.


O presidente da ORION assumiu que “é necessário arranjar um local” e “sentar à mesa todos os intervenientes” para que Braga se perfile para ter o 21º Centro de Ciência Viva do país.


Este foi, recordo, um projecto há muito avançado no concelho. Ainda assim, as questões financeiras dificultaram a sua execução: “Este projecto rondará os vários milhares de euros e que por isso tem sido difícil levar a avante. Ainda assim, julgamos que as condições estão favoráveis e que haverá soluções que permitam o lançamento de um projecto que no futuro que vai ganhando consistência, com o passar dos anos, na cidade de Braga”. 


Recorde-se que o presidente do município bracarense já tinha adiantado essa possibilidade há aproximadamente dois meses referindo que o INL poderá, numa primeira fase, receber o Centro de Ciência Viva.

Deixa-nos uma mensagem