ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Andrade

Regional 19.01.2017 18H13

CMB investe 4 milhões para instalar contentores

Escrito por Pedro Andrade
Vão ser instalados 600 contentores subterrâneos e 4500 de superfície. O processo de instalação deverá arrancar dentro de dois meses

A Câmara de Braga vai investir 4 milhões de euros para a compra e instalação de contentores do lixo. Rui Morais, administrador da AGERE, a empresa municipal que trata da recolha do lixo, explicou à RUM que “a instalação deverá começar dentro de dois meses nas zonas da Makro, da Torre Europa, de Montélios e na zona envolvente ao liceu Sá de Miranda, na freguesia de São Vicente”. “Queremos dividir esta instalação em três zonas de actuação: uma relativa ao centro histórico, onde queremos que seja feita uma recolha porta-a-porta, até porque queremos potenciar ainda a separação do lixo orgânico e não-orgânico”, explicou.


Já segunda área de acção vai acontecer na zona periférica ao centro histórico onde a AGERE vai instalar contentores subterrâneos. Já a terceira área de acção contempla zonas menos populacionais da cidade onde a aposta recai nos contentores de superfície.


Do montante total, uma parte será ainda investida na aquisição de dois camiões de limpeza de contentores, na compra de um camião de recolha de lixo com características específicas para circular no centro histórico e ainda na adaptação de outros 15 veículos da frota da AGERE. “Entre outros mecanismos que terão de ser introduzidos, vamos ainda investir na colocação de kits de limpeza nos nossos camiões, para que possa ser feita uma pré-lavagem dos contentores e evitar os maus cheiros e a acumulação de resíduos que em nada beneficiam o bem-estar das populações”, afirmou Rui Morais.


Ao todo, serão instalados 600 contentores subterrâneos e 4500 de superfície. O processo de instalação será faseado e a AGERE estima ter todo o processo concluído até ao final deste ano.

Deixa-nos uma mensagem