ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Daniel Vieira da Silva

Regional 20.06.2016 11H52

E se em vez de comprar, alugasse uma mala de viagem?

Escrito por Daniel Vieira da Silva
Ideia foi explorada por ex-aluno da Universidade do Minho que lançou o projecto pioneiro em Portugal

Chama-se Bag 4 days e trata-se de um sistema de aluguer de malas de viagem que ontem foi lançado por um ex-aluno da Universidade do Minho (UM).

Esta vai tornar-se a primeira rede nacional de aluguer de malas de viagem no nosso país e mesmo na Europa.

A ideia é disponibilizar malas personalizadas, seguras e higienizadas, permitindo “poupar” dinheiro aos viajantes. 


Este é um projecto que “responde às necessidades evidenciadas pela população”, explicou Rúben Marques aos microfones da RUM. O mentor deste sistema verificou que a população “tem necessidade de ter uma mala de viagem de uma forma fácil, barata e rápida, uma vez que as malas de viagem são bastante caras”.

Por isso foi criado o Bad4days onde os clientes “seleccionam a mala que pretendem, o tamanho, o modelo, a marca e indicam a morada onde a mala será entregue e recolhida e nós enviaremos a mala na data pretendida”.


Para poder responder aos pedidos a Bag4days tem uma parceria firmada com a Samsonite e a Delsey Paris. “Não pretendemos ter a recusa a qualquer tipo de serviço pedido pelos clientes. Mesmo que não tenhamos uma mala requisitada, conseguimos, de um dia para o outro, ter essa mala disponível”, avançou Rúben Marques, co-promotor formado em Informática de Gestão pela UM.


E no que diz respeito a preços? “Em média o preço de aluguer vai andar em torno de 5 euros ao dia. O mesmo modelo custa cerca de 400 euros se o cliente pretender adquirir a mala”. Rúben Marques revelou ainda que, em média, um viajante português utiliza a mala nove a dez dias por ano. Contas feitas, “em cinco anos, a mala será utilizada em 45 dias o que perfaz um custo de 8 euros/dia e ainda tem uma mala a ocupar espaço em casa”.

Ainda assim, este é, assumidamente, um sistema que pretende romper com algumas mentalidades. “Cada vez mais se alugam e requisitam bens em virtude da aquisição e nós seguimos essa linha futurista. Ainda assim sabemos que inicialmente as pessoas vão colocar reticências porque prevalece o tradicionalismo do sentido de posse, mas acreditamos que, com o tempo, isso vai ser mudado”, sublinhou o co-promotor desta ideia.


A Bag4Days acredita que o serviço “permite aos clientes economizar mais de 60% em comparação com a compra de uma mala da mesma qualidade e segurança”.


A empresa bracarense, que tem o site em www.bag4days.com, permite ainda, guardar ou subalugar as malas dos seus clientes. 

Deixa-nos uma mensagem