ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Mafalda Oliveira

Academia 11.05.2016 12H24

Ex-estudantes da UM criam uma "one stop shop" de ciência

Escrito por Mafalda Oliveira
É o primeiro site mundial de vendas para a biotecnologia e ciências da vida. Dá resposta a um sector que atingirá até ao final de 2017 um valor de 364 bilhões de euros.

Foi lançada às 15H00 desta quarta-feira uma plataforma online que é uma espécie de "E-Bay" da biotecnologia. Da autoria de dois antigos alunos da Universidade do Minho, a BiotechZone quer alterar a forma demorada como os cientistas acedem aos produtos e serviços de laboratório.


Diogo Amorim, um dos criadores, explicou à RUM que a plataforma "é o primeiro marketplace para profissionais das áreas da biotecnologia que, por um lado, junta fornecedores e prestadores de serviços e, por outro, junta profissionais de ciência com a capacidade de vender e comprar qualquer produto ou serviço de laboratório, com vantagens a nível da rapidez e facilidade do processo".


O site vem, segundo os criadores, preencher uma "lacuna existente" entre a Biotecnologia e a Internet. Num espaço único estão reunidos fornecedores, prestadores de serviços e investigadores. Enquanto estudantes, Diogo Amorim e Ricardo Moura depararam-se com a "inexistência de uma plataforma central onde fosse possível pesquisar, procurar, observar o produto, compará-lo e efectuar a compra sem sair do site". Basicamente, a ideia "surgiu com base na necessidade de criar uma «one stop shop» para a ciência".


Na "BiotechZone", o vendedor, ao registar os seus produtos, depara-se com "uma série de informações que são registadas automaticamente, podendo demonstrar ao utilizador não só o portfólio de produtos que possui, mas também apresentá-lo de uma forma bastante rica no contexto científico", esclareceu Diogo Amorim à Universitária.


Todos os utilizadores terão que passar por um processo de verificação. "Mediante o registo, o utilizador terá que fornecer alguma informação quer do ponto de vista pessoal como institucional. Depois decorre um processo de validação da informação, no qual todas as suas permissões no site serão limitadas", garantiu.


A plataforma tem uma abragência internacional, atingindo mercados como o da China e da Coreia do Sul. A start-up foi recentemente seleccionada para integrar a turma ALPHA da conferência internacional RISE, que decorre de 31 de Maio a 2 Junho em Hong Kong, na China.




Deixa-nos uma mensagem