ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Mafalda Oliveira

Regional 13.01.2017 14H48

Hospital de Guimarães já tem unidade de Farmacovigilância

Escrito por Mafalda Oliveira
A nova unidade vai servir a população dos distritos de Braga, Bragança, Vila Real e Viana do Castelo

Está inaugurada a nova unidade de Farmacovigilância no Hospital de Guimarães. Trata-se de uma das novas quatro unidades de uma rede nacional centralizada na Direcção de Gestão de Risco do Medicamentos do Infarmed. Entre outras competências, esta unidade macro-regional vai analisar reações adversas a medicamentos e realizar estudos de segurança nos fármacos.


Na inauguração, esta manhã, marcou presença o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, que destacou a importância da unidade para os utentes. “É bom termos a noção dos riscos que as pessoas correm quando consomem medicamento para um determinado fim”. “Pretendemos que [esta unidade] seja um ponto de recolha de toda a informação sobre situações adversas, desde Bragança a Viana do Castelo”, acrescentou.


Henriques Rodrigues, do Infarmed, explicou que a Farmacovigilância vem “organizar um conhecimento que já era produzido anteriormente”. “[Esta unidade] pretende melhorar a assistência aos doentes, na medida em que estabelecemos o risco, relacionamos com o benefício e conseguimos ter uma maior qualificação da utilização dos medicamentos”, afirmou.


Já o Presidente do Conselho de Administração do Hospital da Senhora da Oliveira, Delfim Rodrigues, garantiu que o trabalho a ser desenvolvido será de “excelência”. “Temos noção das implicações e da responsabilidade acrescida que temos nesta matéria. Mais uma vez garantimos toda a nossa disponibilidade e competência para garantir a excelência do funcionamento”.


A nova unidade de Farmacovigilância do Hospital de Guimarães servirá os distritos de Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real, que contam com uma população de cerca de 1,5 milhões de habitantes.

Deixa-nos uma mensagem