ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Pedro Andrade/RUM       
Pedro Andrade

Regional 03.01.2017 15H28

LAHB quer "promover e proteger a saúde"

Escrito por Pedro Andrade
A associação sem fins lucrativos conta, neste momento, com 32 sócios.

“Promover e proteger a saúde”. É o que pretende a recém-formada Liga de Amigos do Hospital de Braga (LAHB). A manhã desta terça-feira serviu para apresentar as linhas programáticas do primeiro ano de actividades e apresentar esta associação sem fins lucrativos. Pedro Morgado, professor universitário e Psiquiatra, é o presidente desta Liga de Amigos do Hospital de Braga e explicou que esta associação pretende “criar pontes entre o hospital e a comunidade”. “Queremos, com as nossas iniciativas, melhorar a experiencia dos utentes do hospital de Braga e melhorar as condições de trabalho e de vida dos funcionários. Queremos criar condições para que o Hospital de Braga possa prestar um serviço ainda melhor à população”, disse.


Apoio aos idosos e doentes crónicos


Para o primeiro ano de actividades, a LAHB conta com 6 linhas de ação. A associação pretende criar um projecto-piloto de apoio domiciliário aos idosos, já que cerca de 40% dos pedidos de consultas do hospital chegam através de pessoas com mais de 65 anos.


Pedro Morgado explicou, ainda, que a Liga de Amigos do Hospital de Braga também quer acompanhar os doentes crónicos deste unidade de cuidados hospitalares e, para isso, vai criar uma bolsa de ideias para que esses doentes possam “partilhar os seus testemunhos”.


De acordo com os últimos dados, 25% da população sofre ou vai sofrer de algum tipo de doença psiquiátrica e, por isso, a LAHB quer melhorar as condições de acompanhamento destes pacientes. Pedro Morgado explica que a associação pretende reformular o jardim do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Braga porque “vai servir para melhorar a qualidade de vida dos doentes”.


Liga de Amigos do Hospital de Braga quer "criar condições" para implementação de uma creche


Mas para o primeiro ano de actividades estão programadas outras intervenções. O presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Braga explica que vai ser criado um banco de partilha de material ortopédico, “sem grandes custos para quem requisitar o material”, e que vão ser criadas as condições para que se comece a avançar com o projeto de instalação e criação de uma creche para os filhos dos funcionários desta unidade de saúde.


Em 2017, a LAHB pretende, ainda, uniformizar e reforçar o banco de voluntariado do Hospital. Pedro Morgado explica que o objectivo é alavancar novas parcerias com instituições da região, como já acontece com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). “Queremos centralizar, organizar e criar novas condições para todos os voluntários existentes”, disse.


Neste momento, esta associação sem fins lucrativos conta com 32 sócios mas todos os interessados podem fazer parte da Liga. As inscrições podem ser feitas através do site do próprio Hospital e os sócios só necessitam de pagar uma cota mensal de 1 euro. De acordo com os últimos números, mais de 5500 pessoas passam diariamente pelo Hospital de Braga. 

Deixa-nos uma mensagem