ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Município de Braga             
Elsa Moura

Regional 08.02.2019 08H46

Sete Fontes será "o maior parque urbano do norte do país"

Escrito por Elsa Moura
Vereador do Urbanismo refere que os próximos passos confirmam que o trabalho do município de Braga está a ser feito.
Miguel Bandeira em declarações à RUM

false / 0:00

A cidade de Braga vai ter "o maior parque urbano do país e um dos maiores de Portugal". Em entrevista à RUM, o vereador do Urbanismo, Miguel Bandeira, abordou a alteração do PDM que será votada na próxima segunda-feira tendo em vista o parque Eco monumental das Sete Fontes, referindo também que o processo de criação do eco parque, "um desígnio unânime de toda a comunidade bracarense, não está parado, ao contrário do que poderiam alguns menos avisados supor".


Sobre a alteração do PDM, o vereador refere que se trata de "mais um passo determinante que vem na senda de todo o processo de ordenamento". Miguel Bandeira lembra que o município está a cumprir com os tempos que haviam sido referidos no início dos trabalhos da equipa contratada e recorda que tem sido feito um trabalho de contacto directo com os proprietários. Segue-se, por isso, "a abertura do procedimento de elaboração do plano de urbanização, o instrumento de gestão do território adequado à aplicação deste processo considerado fundamental no sentido de obter os compromissos que o próprio estudo envolveu".


O vereador recordou a avaliação de fiscais competentes do estado, juristas, arquitectos e engenheiros que apontam para a realização do objectivo de todos: "ter o mais rapidamente possível, que nunca será com o tempo desejável, o ecoparque".


Miguel Bandeira assinala ainda que o município de Braga "mantém abertos todos os canais de diálogo e de negociação de todos os interessados", incluindo proprietários, associações e cidadãos no geral.


Questionado sobre as dificuldades de negociação com muitos dos proprietários de terrenos naquela zona, Miguel Bandeira lembra que o objectivo é caminhar para a criação do ecoparque, acreditando nas plataformas de entendimento que, admite, "têm tido expressões diversas". "Toda a gente é livre de afirmar as suas opiniões, de reivindicar aquilo que entende legitimamente serem os seus direitos, mas a CMB defende acima de tudo o interesse público, tem um caminho traçado e não abdica dele", assegurou.


Confrontado com as intervenções do presidente da Junta de Freguesia de S. Victor que recentemente sugeriu a construção ordeira nas imediações do parque, Miguel Bandeira recusou comentar. "A Câmara não quer desconsiderar os legítimos interesses de todos os intervenientes", disse.


Certo é que a área de intervenção do eco parque das Sete Fontes "está para além do parque propriamente dito e que implicará contrapartidas".


Miguel Bandeira foi mais longe e salientou que o Parque Eco Monumental das Sete Fontes "corresponderá ao maior parque urbano do país, um dos maiores de Portugal e, comparando com outros como Porto, Famalicão, Guimarães, em princípio o Eco Parque das Sete Fontes vai ter uma área maior, corresponderá mais do que as expectativas iniciais".


Deixa-nos uma mensagem