ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Cultura 16.01.2021 07H00

5 sugestões de leitura para este fim-de-semana

Escrito por Pedro Magalhães
A RUM dá-lhe 5 recomendações para ler no primeiro fim-de-semana do novo estado de emergência
As sugestões de leitura via áudio, por António Ferreira

false / 0:00

Com o regresso do dever de recolhimento domiciliário, a RUM apresenta-lhe cinco sugestões de leitura para este fim-semana.


À boleia do autor do programa Livros com RUM, António Ferreira, sugerimos um romance, uma autobiografia, um policial, um ensaio e um livro infantil.



"Os Sete Pilares da Sabedoria", de T.E. Lawrence, ed. portuguesa Europa-América, 1989

"É um clássico de 800 páginas sobre o médio oriente atual, sem ser um livro de geopolítica. É romance, um livro de aventuras, onde há guerra e combates de dromedários e camelos."


"O Mundo à Minha Procura", de Ruben A., 1964

"Ruben Andresen, primo de Sophia de Mello Breyner Andresen, é um nome muitas vezes esquecido mas é um dos mais importantes da literatura portuguesa do séc.XX. Esta é uma autobiografia de um menino que nasce na Foz do Douro e se torna num extraordinário escritor. É um retrato de convívio, de política, daquilo que foram os desencontros entre o autor e a ditadura da época" 


"O Perfume da Dama de Negro", de Gaston Leroux, ed. Livros do Brasil, 1908

"É um policial do início do séc. XX que segue Rouletabille, famosa personagem jovem, séria, enigmática e desconfiada mas ao mesmo tempo tenaz, à procura da verdade. Um clássico".


"Uma História Popular do Futebol", de Mickael Correia (tradução Luís Lima), ed. Orfeu Negro, 2020

"É um ensaio sobre a história do futebol. Hoje em dia o futebol e o alto capitalismo são a mesma coisa mas aqui temos a história do desporto desde o séc. XIV, onde se joga algo parecido com o futebol. Fala-se do futebol genuíno, com pó e poeira, e tem ainda incluída uma curiosa história de um jogo entre Israel e Palestina".


"Pokko e o Tambor", Matthew Forsythe, ed. Orfeu Negro, 2020

"É um maravilhoso livro para os mais pequenos. É a história do Pokko, uma rã, e o seu tambor. As ilustrações fazem arregalar os olhos. A partir daí, as crianças ficam embevecidas a olhar para o texto".

Deixa-nos uma mensagem