ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Academia 05.05.2021 16H38

60 alunos de medicina iniciam estágio no Hosp. de Guimarães

Escrito por Redação
Sessão de boas vindas teve lugar esta quarta-feira, 5 de Maio, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

São 60 os alunos da Escola de Medicina da Universidade do Minho que começam esta quarta-feira, 5 de Maio, um período de estágio curricular no Hospital Universitário Senhora da Oliveira, em Guimarães.


Na sessão de boas vindas, o presidente da Escola da UMinho, Nuno Sousa, sublinhou que este é o primeiro dia em que os alunos vão "sentir na pele o que é ser médico com convicção e o que é estar ao serviço das pessoas". " Vocês terão uma história para contar, pois fazem parte de uma equipa que tem a matriz genética de um hospital universitário, numa cidade cujo presidente é visionário, próximo das pessoas e das instituições, o que não é muito comum. Conheço muitos, não elogio facilmente e sentimo-nos muito honrados por estar sempre connosco”, declarou Nuno Sousa.


Pedro Cunha, coordenador do Centro Académico e de Formação do Hospital Senhora da Oliveira, realçou os “serviços de excelência” da unidade hospitalar e destacou a importância do ensino como “pilar da investigação clínica”. 


No encerramento da sessão, onde estiveram também presentes Hélder Trigo, Diretor Clínico, e Jorge Cotter, Diretor de Medicina Interna do Hospital Senhora da Oliveira, o presidente do Município de Guimarães nas palavras de saudação aos alunos, disse: “É a cidade de Guimarães que vos acolhe. É uma cidade muito linda, distinguida, nomeadamente pelo seu património e cultura e, hoje, também pelo desenvolvimento ambiental sustentável”.


Domingos Bragança referiu também que "a literacia em saúde, boas práticas clínicas e de investigação, valorização da Ciência, da Educação e da Cultura e um território bem cuidado, constituem as condições essenciais de bem-estar". Para o edil o Hospital Universitário Senhora da Oliveira é um exemplo, sendo que aproveitou o momento para agradecer a resposta dos profissionais de saúde no combate à pandemia de covid-19. 

Deixa-nos uma mensagem