ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

RUM
Liliana Oliveira

Academia 01.12.2021 17H13

"A abstenção é o reflexo do distanciamento dos estudantes"

Escrito por Liliana Oliveira
Hélder Matos candidato pela lista P à direção da Associação Académica da Universidade do Minho.

Hélder Matos, candidato da Lista P à direção da Associação Académica da Universidade do Minho, quer uma estrutura mais próxima dos estudantes e promover a participação estudantil nos órgãos sociais. 


A lista P defende o fim da propina para todos os estudantes, independentemente do ciclo de estudos ou de serem alunos internacionais.  O jovem, natural de Vila Nova de Famalicão, reivindica ainda o aumento dos apoios da Ação Social, para que passem não só a pagar a propina como os custos complementares à formação. "Tudo é exequível se existir vontade política para tal", afirmou em entrevista à RUM. 


O e-votum gerou muita discórdia na última RGA. Recorde-se que, em 2019, a taxa de abstenção fixou-se no 84% e, em 2020, nos 78,2%. "Os números da abstenção são o reflexo do distanciamento dos estudantes aos órgãos de representação democrática. Olho para o e-votum como uma boa plataforma para ser usada em regime presencial, para garantir a transparência e o voto secreto", comentou.


O candidato pretende ainda lutar pelo fim do regime fundacional, pela redução do preço da senha da cantina e a abertura deste espaço ao fim-de-semana, para acolher os estudantes deslocados que não têm oportunidade de ir a casa. "Queremos diminuir o preço dos bilhetes de transporte e estabelecer uma ligação entre o quadrilátero. Dependendo das condições financeiras, poderíamos considerar a aquisição de um outro autocarro, mas também é necessário  diálogo com o poder local e sensibilizar os autarcas para a necessidade de transporte entre estas cidades (Famalicão, Braga, Guimarães e Barcelos)", apontou.


No alojamento, Hélder Matos, se for eleito, assumirá uma postura reivindicativa junto do Governo para o aumento do número de camas. 


A entrevista ao candidato da lista P pode ser ouvida na íntegra aqui. Na corrida estão ainda Duarte Lopes, pela lista A, e Lucas Rodrigues, pela lista M.

As eleições decorrem a 7 de dezembro. Antes disso, esta quinta-feira, 2 de dezembro, a RUM promove um debate entre os três candidatos, a partir das 17horas, no A1 (CP1), que pode ser acompanhado em direto nos 97.5 ou em rum.pt.

Deixa-nos uma mensagem