ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Teatro Municipal de Bragança
Redação

Cultura 26.05.2022 13H43

'A última refeição' em cena no Theatro Circo

Escrito por Redação
Maria João Luís assume o papel principal.
As declarações da atriz em entrevista à RUM.

false / 0:00

«A última refeição» sobe ao palco do Theatro Circo esta quinta e sexta-feira, às 21h30. A peça de teatro baseia-se na história do casal Bertolt Brecht, dramaturgo alemão do século XX, e de Helen Weigel, atriz e diretora artística na companhia de teatro Berliner Ensemble, onde trabalhou com o marido.


O texto é de António Cabrita e a encenação de António Pires. Sozinha nas tábuas, Maria João Luís encarna Helen Weigel, que na peça aparece sob o nome de Helena. Enquanto prepara uma refeição, a personagem 'fala' com o seu marido já falecido, Bertolt Brecht (aqui designado Bert), e conta episódios da vida do casal, como as várias traições do marido.


Em declarações à RUM, a atriz descreve a personagem como “uma mulher de força", com “uma enorme entrega aos filhos, a ele [marido] e ao teatro", sendo por isso “extremamente difícil de interpretar". Segundo Maria João Luís, «A última refeição» consiste numa “conversa com o público", que tem uma conotação pessoal, além de uma "forte mensagem política", que, no seu entender, pode ser transposta para a atualidade.



*Por Marta Lima

Deixa-nos uma mensagem