ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 25.02.2021 17H37

"Alma de viajante". Do Minho para o mundo sem esquecer o tsunami de 2004

Escrito por Vanessa Batista
Primeiro blogue de viagens português faz hoje 20 anos. A RUM conversou com o autor, Filipe Morato Gomes. Pelas 21h00, o alumni assinala a data com convidados especiais nesta jornada como "contador de histórias".
Filipe Morato Gomes, autor do blogue "Alma de viajante", em declarações à RUM. 

false / 0:00

O “Alma de viajante”, primeiro blogue de viagens português, faz hoje 20 anos. O alumni licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho esteve hoje à conversa com a RUM.


Filipe Morato Gomes confessa que o blogue nasceu da sua vontade de aliar a sua paixão pela área da comunicação à informática. O "Alma de viajante" ganhou uma nova vida entre os anos de 2004 e 2005, fruto de uma viagem à volta do mundo em 14 meses. Durante esse período, o autor portuense foi publicando a sua experiência através de crónicas semanais na revista "Fugas". Atualmente, já ultrapassou a barreira dos 100 países visitados.


Contudo, as duas voltas ao mundo trazem não só momentos felizes como momentos menos bons. À RUM, o "contador de histórias" destaca o ano de 2004. "Do ponto de vista emocional, a experiência mais difícil que vivi foi o tsunami na Indonésia. Todo aquele horror, ainda hoje não consigo olhar para as fotografias. Nunca as mostrei a ninguém", confessa.


Já as melhores memórias tiveram lugar no Irão, país que já visitou mais de 20 vezes, e onde trabalhou como líder de expedições. "O Irão é um país que tem dois mundos muito separados: a vida em público e a vida em privado", refere.


Uma "mente aberta" a experiências e a comunicar com os locais pode, na opinião do "Alma de viajante", fazer toda a diferença. "As pessoas que se cruzam conosco na estrada, elas próprias fazem a viagem", afirma.

Para Filipe Morato Gomes os iranianos são um "povo genuinamente hospitaleiro".


Numa visita ao país não podem faltar as degustações de pratos típicos "que vão muito além do kebab e arroz branco". Os amantes de arquitetura e história podem encontrar, aqui, uma agradável surpresa.


Os últimos países que visitou foram a Arábia Saudita e a Tailândia, em Janeiro de 2020. Neste momento as viagens de longo curso estão suspensas. Filipe Morato Gomes espera que durante este período de confinamento, devido à crise pandémica que o mundo está a ultrapassar, as cidades preparem "um turismo mais amigo do ambiente e dos seus habitantes".


Às 21h00, no Facebook do "Alma de viajante", o autor vai partilhar os bastidores e o seu percurso como viajante. Participam ainda em direto repórteres, parceiros de viagens e amigos espalhados pelo mundo.


Este travelogue supera hoje os 7000 artigos, desde extensas reportagens, crónicas, roteiros, dicas práticas sobre inúmeros destinos, entrevistas e até informações sobre promoções e novas rotas aéreas. O blogue está também a focar momentos-chave destas duas décadas, como as melhores praias, os museus mais difíceis de encarar ou grandes cidades e mercados de rua imperdíveis.


Filipe Morato Gomes fundou o portal de alojamento Hotelândia e preside a Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, que visa o desenvolvimento profissional dos agentes desta área do turismo, potenciando as suas plataformas e atividades. 

Deixa-nos uma mensagem