ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Cultura 11.07.2019 19H37

Arte total cruza formação e criação no novo espectáculo

Escrito por Pedro Magalhães
"Quantos Queres" é um espectáculo é um díptico performativo com encenação do actor António Durães e cruza profissionais e alunos da companhia. Acontece no Theatro Circo amanhã e sábado.
Cristina Mendenha e António Durães falam sobre o espectáculo

false / 0:00

“Quantos Queres” é o nome do novo espectáculo da companhia de dança Arte Total. O espectáculo é um díptico performativo com encenação do actor António Durães e cruza profissionais e alunos da companhia. Acontece no Theatro Circo amanhã e sábado.


A primeira parte do díptico apresenta os profissionais da companhia e acontece amanhã; já a segunda parte propõe a performance dos alunos e acontece no sábado.


Esta tarde, e precisamente no Theatro Circo, Cristina Mendwnha, directora-artística da Arte Total, explicou que a companhia desafiou António Durães a partir da questão do risco. “Convidámos o António para dirigir a companhia de dança na criação de um espectáculo a partir da pergunta: o que é correr riscos? A partir daí, houve uma exploração dramatúrgica, que nos conduziu para o universo do jogo infantil e da manipulação do tempo, pela forma como as crianças param o tempo através do jogo”, pormenorizou.


António Durães, encenador convidado, explicou que a partir do risco, utilizou o teste Pina, baseado em palavras do poeta Manuel António Pina, que projectam o futuro e a memória. “O teste Pina consistia nisto: o que é que ele [o poeta] pensaria, com 20 anos, dele próprio aos 60 anos. Dizia ele que a maior parte dos seus amigos geracionais não passavam no teste, ou seja, a expectativa de quem tinha 20 anos sobre o que seria o futuro muito dificilmente teria correspondência aos 60”.


A companhia de dança Arte Total cruza a criação com a formação. Amanhã, a primeira parte do díptico apresenta a criação, enquanto no sábado os protagonistas são os jovens bailarinos da companhia. As 80 crianças e adolescentes que vão subir ao palco do Theatro Circo foram elemento chave na coreografia do espectáculo, como revelou Cristina Mendinha.


“Fizemos uma pesquisa e passámo-la para os alunos e, partir daí, eles construíram os seus movimentos improvisados”.


Os bilhetes para o díptico podem ser adquiridos aqui.

Deixa-nos uma mensagem