ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: Marcos Borga/Visão
Redacção

Regional 01.08.2020 13H09

Avenida Central, em Braga, recebe manifestação por Bruno Candé

Escrito por Redacção
Homenagem a Bruno Candé acontece às 16h.

A avenida Central, em Braga, recebe este sábado, às 16h, uma manifestação em memória de Bruno Candé, actor assassinado na passada semana em Moscavide, organizada pelo Núcleo Antifascista de Braga e pela Frente Unitária Antifascista.


Na página do evento do Facebook, as duas organizações escrevem: "Até quando é que os crimes racistas vão continuar impunes? Até quando é que vão continuar a ser ignorados e disfarçados de crime comum? Até quando se vai continuar a fingir que Portugal não é um país racista? Para resolver os problemas da nossa sociedade, há que primeiro identificar a causa e dar-lhe um nome. O nome neste caso é racismo."


O assassinato de Bruno Candé ocorreu em plena Avenida de Moscavide, no sábado, alegadamente por um homem de 76 anos que foi constituído arguido e está em prisão preventiva, por homicídio qualificado e posse de arma ilegal. O actor era casado e tinha três filhos menores. Na quarta-feira, vários comerciantes da zona ouviram Bruno Candé ser alvo de insultos racistas proferidos pelo arguido, que terá também ameaçado matá-lo. Uma testemunha ouviu: ““Tenho armas do Ultramar e vou-te matar” e mais insultos como “‘Preto do c******, vai para a tua terra!’, coisas que ouvimos chamar normalmente.”


Na sexta-feira, a manifestação por Bruno Candé em Lisboa juntou cerca de 1000 pessoas.

Deixa-nos uma mensagem