ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Redação

Cultura 17.08.2022 13H29

Barcelos candidata Bordado de Crivo a Património Imaterial Português

Escrito por Redação
Câmara de Barcelos quer "promover, salvaguardar, registar e dar a conhecer esta arte têxtil tão emblemática do concelho".

A Arte de Bordar o Crivo em São Miguel da Carreira acaba de ser formalmente submetida, pelo município de Barcelos, ao Inventário Nacional do PCI – Património Cultural Imaterial. A Câmara Municipal pretende, assim, "promover, salvaguardar, registar e dar a conhecer esta arte têxtil tão emblemática do concelho e o seu vínculo ao território que lhe empresta o nome - São Miguel da Carreira". 


A par do processo de certificação já em curso, esta candidatura pretende dar mais um passo no delinear do percurso futuro desta arte tradicional, contribuindo para a sua consolidação e desenvolvimento e para a promoção e reconhecimento das suas artesãs/bordadeiras.


A ação insere-se na estratégia do Município de Barcelos de valorização das artes e ofícios tradicionais e na sua preservação, enquanto argumentos de diferenciação do território como espaço criativo, com notoriedade em termos da Rede Mundial das Cidades Criativas da UNESCO. A iniciativa visa continuar a afirmação das artes e ofícios tradicionais da comunidade criativa barcelense como contributos para o desenvolvimento económico-social sustentável.


Por outro lado, esta candidatura inicia um ciclo de valorização do património imaterial concelhio que o Município quer ver inscrito no inventário nacional do PCI, caso das produções do figurado e da olaria, e das manifestações de culto, nomeadamente a Festa das Cruzes.


A candidatura da Arte do Bordado de Linho a Património Cultural Imaterial tem o apoio do programa EEC PROVERE MINHO Inovação, Touring Cultural (Identidade Cultural do Minho), no contexto das ações de desenvolvimento para classificação do património cultural imaterial do Minho.

Recorde-se que o Bordado de Crivo de São Miguel é a mais recente produção certificada no concelho de Barcelos - a terceira depois da Olaria e do Figurado.

Deixa-nos uma mensagem