ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

BOSCH BRAGA
Elsa Moura

Regional 07.05.2021 10H13

Bosch Braga em lay-off "pelo menos até junho" por falta de matéria prima

Escrito por Elsa Moura
Comissão de Trabalhadores insatisfeita com decisão.
Declarações do representante da comissão de trabalhadores Bosch Braga, Maximiliano Pereira.

false / 0:00

A Bosch Braga vai entrar em lay-off parcial a partir da próxima semana e justifica a medida com a escassez de componentes eletrónicos. A decisão foi comunicada ontem aos trabalhadores e não agrada à comissão.


A Bosch afirma que esta é a alternativa encontrada "para preservar os postos de trabalho".


Ouvido pela RUM, Maximiliano Pereira, da comissão de trabalhadores, considera que a multinacional alemã podia ter evitado este cenário. "Não é uma quebra de encomendas. Se não há material de manhã também não deveria haver material para a tarde", assinalou aquele sindicalista em declarações à Universitária.


Na nota enviada esta manhã à RUM, a Bosch esclarece que serão abrangidos por esta medida os colaboradores das áreas de produção e de áreas de apoio, no período de 10 de maio a 09 de junho de 2021, mas já admite "uma possível prorrogação".


A empresa Bosch garante a retribuição de 85% do rendimento ilíquido mensal aos colaboradores afetados, indo além dos dois terços previstos na lei.


O porta voz da comissão de trabalhadores acrescenta que a justificação é "pouco clara" e a implementação prática é "complexa".


Na nota enviada, é referido que a Bosch Car Multimedia Portugal, em Braga, "tem sido fortemente afetada pela escassez mundial de fornecimento de componentes eletrónicos, nomeadamente semicondutores, que se tem agravado no segundo trimestre de 2021". A referida crise mundial "tem provocado várias paragens de produção na empresa".


Segundo a administração, este agravamento "terá como consequência paragens prolongadas de produção na Bosch em Braga", que por isso decidiu recorrer ao layoff do código de trabalho "procurando com esta medida preservar os postos de trabalho". 


A Bosch, acrescenta a mesma nota, "irá garantir a retribuição de 85% do rendimento ilíquido mensal aos colaboradores afetados, indo além dos dois terços previstos na lei".


Apesar do impacto negativo que a escassez de componentes está a ter no negócio da Bosch Car Multimedia, a administração da empresa afirma já ter novos produtos e tecnologias planeadas para serem lançadas e reforça as expetativas de crescimento e sustentabilidade para os próximos anos.

Deixa-nos uma mensagem