ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: CM Braga
Catarina Martins

Cultura 18.05.2022 12H26

Braga e Guimarães assinalam Dia Internacional dos Museus com propostas gratuitas

Escrito por Catarina Martins
O tema deste ano é 'O Poder dos Museus' e visa demonstrar o impacto positivo destes espaços culturais.
Ouça aqui os principais momentos do dia.

false / 0:00

Braga e Guimarães celebram o Dia Internacional dos Museus, esta quarta-feira, com entradas gratuitas, visitas guiadas, atividades pedagógicas e diversas exposições. Este ano, o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus é 'O Poder dos Museus' e visa demonstrar o impacto positivo destes equipamentos culturais, num mundo em mudança.


Em Braga, a Fonte do Ídolo e as Termas Romanas do Alto da Cividade têm entrada livre entre as 9h30 e as 17h30. Também a Domus da Escola Velha da Sé disponibiliza visitas gratuitas entre as 9h30 e as 17h00.


No Museu D. Diogo de Sousa vai decorrer uma visita guiada à exposição permanente entre 10h30 e as 15h00 e pelas 14h30 uma visita guiada ao Laboratório de Conservação e Restauro. Para os mais novos também não vão faltar atividades com diversas oficinas de expressão plástica e artes visuais e ainda a exposição de trabalhos 'Viajar no Museu' dos alunos da Escola EB1 da Sé.


Já o Museu Nogueira da Silva disponibiliza visitas gratuitas ao museu, jardim e a diversas exposições, das 10h00 às 17h00. Destaque também para a visita apelidada de 'O Poder dos Museus e a Biodiversidade' para crianças do Jardim de Infância de Padim da Graça, pelas 10h00, no Mosteiro de Tibães.


Já nos Biscainhos é possível visitar várias exposições e participar na visita guiada sob o tema ‘O Poder dos Museus’, pelas 18h00. O Museu Pio XII dinamiza duas visitas guiadas, de manhã às 10h00 e de tarde às 15h00. À noite o museu organiza ainda uma visita à exposição temporária intitulada 'A Magia da Música' pelas 21h00.


Em Guimarães a Sociedade Martins Sarmento promove uma visita guiada gratuita ao Museu Arqueológico da Sociedade, pelas 15h00. Já o CIAJG conta com visitas orientadas, oficinas, performances e ainda uma conversa sobre o museu e a sua relação com a cidade berço, entre as 10h30 e as 21h30.


O Paço dos Duques de Bragança conta com duas visitas, às 10h30 e às 14h30, nomeadamente, A história do Paço dos Duques, datado do século XV e com um importante restauro no século XX. Por sua vez, o Museu de Alberto Sampaio tem, sobretudo, programas para os mais novos, mas também visitas gratuitas às exposições temporárias, entre as 10h30 e as 17h30.

Deixa-nos uma mensagem