ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Liliana Oliveira

Regional 07.10.2022 13H41

Braga na corrida para ser a primeira Capital Europeia da Democracia

Escrito por Liliana Oliveira
São 13 as cidades europeias que concorrem ao título.

Braga candidata-se a Capital Europeia da Democracia. Na corrida estão outras duas cidades portuguesas, Cascais e Valongo, e ainda Antuérpia (Bélgica), Barcelona (Espanha), Bolonha (Itália), Bruxelas (Bélgica), Burgos (Espanha), Linz (Áustria), Metz (França), Opole (Polónia), Rzeszow (Polónia) e Sarajevo (Bósnia e Herzegovina.


O objetivo é destacar a inovação democrática, promover a coesão, oportunidades de colaboração e participação da sociedade. A cidade escolhida será palco de diversas atividades, recebendo visitantes de toda a Europa para se juntarem e participarem em eventos colaborativos para fortalecer a democracia. A cidade vencedora será reconhecida internacionalmente como um centro de inovação e educação para a participação ativa da sociedade.


Das 13 cidades, cinco serão escolhidas por um júri de especialistas para a lista final, cabendo depois a dez mil cidadãos de todos os estados membros do Conselho da Europa a escolha da primeira cidade a ostentar o título de Capital Europeia da Democracia, que será anunciada em janeiro de 2023.


As inscrições para fazer parte do júri dos cidadãos e escolher a cidade vencedora ainda estão a decorrer e podem ser efetuadas aqui.

Deixa-nos uma mensagem