ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Regional 14.01.2022 11H15

Braga vai testar todos os elementos das mesas de voto

Escrito por Vanessa Batista
Serão instaladas cerca de 60 mesas de voto, no Altice FORUM Braga, para o dia 23 de janeiro.

Todos os elementos das mesas de voto da cidade de Braga serão testados à covid-19 quer no dia 23 (voto antecipado) quer a 30 de janeiro, mesmo que tenham a dose de reforço da vacina. A garantia é do presidente da Câmara Municipal de Braga.


Em declarações à TVI, Ricardo Rio adiantou que esta é uma forma de assegurar a segurança de todos. Os custos desta operação serão suportados pela autarquia.


No dia 23 de janeiro, o Município de Braga terá cerca de 60 mesas de voto disponíveis, no Altice FORUM, para os cidadãos que vão exercer o voto antecipado (um número superior ao registado nas presidenciais). Na ótica do edil, a melhor solução, no dia 30 de janeiro, para as pessoas em isolamento profilático seria a criação de mesas de voto segredadas, de modo a não "suscitar dúvidas à generalidade dos eleitores". 


Quanto à possibilidade de existir uma restrição de horário para as pessoas em isolamento, Rio alerta que esse critério "nunca é totalmente rigoroso". Com locais específicos os cidadãos não teriam, na sua opinião, receio de "convergir no mesmo local com essas pessoas que estão em isolamento e que lhes podem causar alguma insegurança".


Para Ricardo Rio toda a logística de preparação para as eleições legislativas estão a ser feitos em cima do joelho, sobretudo no que toca ao modelo a adotar para que os meios que são necessários possam ser mobilizados a tempo. 

Deixa-nos uma mensagem