ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CMG
Liliana Oliveira

Cultura 15.07.2021 18H36

Candidaturas para Mostra de Amadores de Teatro abertas até domingo

Escrito por Liliana Oliveira
O júri vai selecionar três projetos, que recebem 1.000 euros. Os vencedores de 2020 juntam-se aos deste ano e apresentam o seu trabalho ao público, entre 22 e 24 de outubro, no CCFV.
Fátima Alçada, diretora artística da Oficina, sobre a MAT

false / 0:00

Ainda estão abertas as candidaturas para a Mostra de Amadores de Teatro (MAT). 

Desde 2017 que o espaço de apresentação dos Grupos de Teatro de Amadores de Guimarães vem sendo experimentado com programação do Teatro Oficina.

Em 2020, devido à pandemia, a mostra foi cancelada e os três grupos escolhidos pelo júri apresentarão os seus trabalhos este ano, juntamente com os três vencedores da edição de 2021. 

Assim, serão seis os projetos a subir ao palco do Centro Cultural Vila Flor, em outubro. 


O objetivo desta iniciativa, diz a diretora artística da Oficina, Fatima Alçada, "é dar oportunidade aos grupos de teatro amadores do território, e são muitos, de apresentar o seu trabalho ao público".

Podem responder a esta convocatória os grupos de teatro de amadores ou entidades a que estão associados, desde que legalmente constituídos e sedeados no concelho de Guimarães.


"A ideia é que seja um espaço apenas para amadores. Há muita gente a fazer teatro de amadores e é uma escolha legítima e muito importante para que a arte do teatro se mantenha viva por um grupo alargado de pessoas", acrescentou Fátima Alçada.


A escolha dos projetos terá como júri Francesca Rayner, Eduardo Brito e Victor Hugo Pontes.

As candidaturas estão abertas até domingo, 18 de julho. Os interessados devem enviar um ficheiro PDF para o e-mail mat@aoficina.pt, com o assunto: MAT 2021. Serão necessárias as seguintes informações: 


➞ o nome do candidato e respetiva natureza jurídica e nome do projeto – até 1 pág. A4;

➞ historial resumido do grupo, se for a primeira vez que se candidatam – até 1 pág. A4;

➞ sinopse, ficha artística e técnica do espetáculo – até 1 pág. A4;

➞ identificação e currículo dos responsáveis da área artística – até 2 págs. A4;

➞ exposição do espetáculo a desenvolver com indicação de texto e/ou pontos de partida ou inspiração, universos artísticos ou referências para o trabalho – até 3 págs. A4;

➞ lista com a composição integral do grupo (nome, idade, profissão, residência) – 1 pág. A4;

➞ plano de trabalho – 1 pág. A4.


Depois, os grupos farão uma entrevista com o júri. Desse processo serão escolhidos três projetos, aos quais será atribuído um apoio de mil euros. Os vencedores apresentarão o seu trabalho no CCVF, entre 22 e 24 de Outubro.

Deixa-nos uma mensagem