Desporto 05.12.2025 15H27
Carlos Vicens aponta ao "difícil" Famalicão e coloca Ricardo Horta ao nível de um Mundial
Treinador do SC Braga recusa pensar já no embate europeu com o Nice e garante que os guerreiros têm hoje "mais registos" do que no início da época. Sobre o capitão, não tem dúvidas: "Vai dificultar a vida ao selecionador".
O treinador do SC Braga, Carlos Vicens, fez esta sexta-feira a antevisão ao encontro com o FC Famalicão, a contar para a Liga Portugal Betclic. Num duelo entre vizinhos na tabela, o técnico espanhol espera dificuldades, mas garante um Braga focado apenas em vencer, recusando qualquer distração com a Liga Europa.
"É um jogo muito importante onde temos a ambição de ganhar", começou por dizer Vicens, desvalorizando a questão da ultrapassagem na classificação e focando-se na dificuldade do adversário. "Espero um jogo difícil contra uma equipa que está a fazer as coisas muito bem, que está a sofrer muito poucos golos e que, coletivamente, tem uma ideia muito clara. Têm talento individual, por isso vamos ter de fazer um jogo muito bom e estar preparados se quisermos ter sucesso", analisou o técnico.
Com a deslocação a França para defrontar o Nice (Liga Europa) no horizonte, Carlos Vicens foi categórico: o grupo está proibido de olhar para além de Famalicão. "Há quatro ou cinco dias, o jogo mais importante era o Arouca. Nem por sombras pensávamos noutro. Hoje é o mesmo", atirou. "Agora, o jogo mais importante é o Famalicão, não pensamos em nenhum outro. Só quando acabar este jogo é que pensaremos no Nice. Se encaras um jogo a dar-lhe menos importância, vais ter dificuldades e podes não ganhar".
A evolução da equipa e o "nível mundial" de Horta
Questionado sobre o crescimento da equipa, que soma bons resultados recentes (excetuando o desaire no Dragão e na Bélgica), Vicens vê um Braga mais maduro. "A equipa é diferente daquela que jogava a qualificação para a Liga Europa em agosto. Em que direção? Na direção de crescer, de se tornar uma equipa com mais registos, capaz de fazer mais coisas e de competir melhor".
Um dos destaques individuais tem sido Ricardo Horta. Questionado se o capitão está a jogar a um "nível de campeonato do mundo", o treinador não hesitou. "Pode ser. Estamos a trabalhar para que o seu rendimento seja o mais alto possível. Nível de campeonato do mundo? Obviamente Portugal é uma potência mundial, mas não tenho nenhuma dúvida de que o Ricardo Horta tem nível para poder jogar um Mundial", afirmou Vicens, deixando um aviso: "Se continuar assim, vai dificultar as coisas ao selecionador para o deixar de fora".
O SC Braga visita o FC Famalicão este sábado, às 20h30, no Estádio Municipal de Famalicão. As equipas estão separadas por apenas um ponto na tabela classificativa, com o 'Fama' a surgir em quinto lugar, com 20 pontos, e os guerreiros do Minho em sexto, com 19.