ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redacção

Cultura 22.10.2020 12H18

Casa das Artes recebe exposição de Jorge Pinheiro

Escrito por Redacção
A partir do próximo dia 4 de Novembro.

A Casa das Artes de Famalicão vai ter patente, a partir do próximo dia 4 até 24 de Fevereiro de 2021, a exposição "Jorge Pinheiro - da colecção de Serralves em Famalicão".


A proposta expositiva para a Casa da Artes, sob a curadoria de Joana Valsassina, centra-se na obra Babel, a maior peça tridimensional de Jorge Pinheiro, produzida propositadamente para a exposição monográfica "Jorge Pinheiro: D'après Fibonacci e as coisas lá fora", desenvolvida em diálogo com o artista Pedro Cabrita Reis e realizada no Museu de Serralves em 2017.


Mantendo uma ligação à referida sequência numérica, a escultura configura-se em quatro módulos que se desenvolvem em torno de um eixo, no seio do qual dois espelhos cruzados multiplicam o espaço e absorvem perceptualmente a estrutura de ferro que os sustenta. Para além desta obra escultórica de grandes dimensões, a exposição inclui um conjunto de obras sobre tela e sobre papel que evidenciam as investigações do artista em torno de arranjos musicais, combinações cromáticas e formulações geométricas.


Jorge Pinheiro é reconhecido como um dos nomes mais influentes do contexto artístico português da segunda metade do século XX, sendo o único sobrevivente do célebre grupo dos Quatro Vintes, formado por Ângelo de Sousa, Armando Alves e José Rodrigues.


Ao longo de uma carreira de mais de 50 anos, Pinheiro baseia a sua obra em princípios de matemática e semiótica, sendo particularmente inspirada na célebre sequência de Fibonacci, matemático italiano do século XII, segundo a qual cada número sucessivo resulta da soma dos dois números anteriores. À presença de modulações geométricas e padrões de alto contraste cromático junta-se uma muito aturada exploração das noções de ritmo e de serialidade, cuja formalização evidencia o interesse do artista pela área da música.


A obra de Jorge Pinheiro vai conviver 112 dias com a permanente obra do seu colega Ângelo de Sousa que cobre as paredes da Casa das Artes de Famalicão. Uma oportunidade para testar o convívio de dois grandes nomes da criação artística nacional do século XX nesta inusitada coabitação artística.


A inauguração da exposição está agendada para as 17h30, do dia 4 de novembro (quarta-feira), e a entrada é gratuita. O acesso à Casa das Artes é actualmente condicionado ao cumprimento da lei e das regras impostas pelas autoridades de saúde.

Deixa-nos uma mensagem