ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 23.11.2021 13H51

Centi participa em projeto de 4ME para combater infeções virais e bacterianas

Escrito por Vanessa Batista
Projecto ViBrANT – Viral and Bacterial Adhesin Network Training - pretende encontrar novos métodos para detetar e combater doenças infeciosas, especialmente, em ambiente hospitalar.
Declarações à RUM de Sara Fernandes, investigadora do CeNTI.

false / 0:00

O Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI) integra um consórcio que está a desenvolver um projeto europeu orçado em 4 milhões de euros. Este pretende desenvolver tecnologias e métodos de diagnóstico que combatam infeções virais e bacterianas.


O ViBrANT (Viral and Bacterial Adhesin Network Training) é fruto do trabalho de um consórcio composto por 9 instituições académicas, entre elas a Universidade do Minho, um instituto de investigação sem fins lucrativos, três pequenas e médias empresas e uma empresa de grande dimensão.


De acordo com a investigadora responsável da parte do CeNTI, Sara Fernandes, o aumento da resistência das bactérias aos antibióticos é responsável por cerca de 25 mil mortes, logo é premente combater a incidência e disseminação de infeções bacterianas e virais através de novas tecnologias e métodos de diagnóstico especialmente pensados para serem utilizados em ambiente hospitalar.


O projeto engloba 15 linhas de investigação, sendo que o CeNTI é responsável pelo desenvolvimento de "novas superfícies". "Estas (superfícies) são especiais visto que as bactérias não conseguem, de todo, agarrar-se. Evita-se assim o risco de contaminação dessas superfícies e de quem está em contacto com elas", explica.


Outro avanço que está a ser dado a partir do Minho, mais concretamente, da Escola de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, é a aplicação desta tecnologia em cateteres urinários. Contudo, este desenvolvimento ainda "não atingiu o grau de maturação suficiente para serem transpostos para o mercado".


Sara Fernandes frisa que este projeto é "uma rede de formação", visto que as 15 linhas de investigação vão originar 15 temas de teses de doutoramento para investigadores em início de carreira. No total são cerca de 30 os alunos de doutoramento e investigadores ligados ao ViBrANT.


De sublinhar que o consórcio centra-se em estudos funcionais sobre adesinas, "complexos proteicos à superfície das bactérias que determinam a sua capacidade de adesão aos organismos". Se os resultados forem os esperados, será possível criar tratamentos mais eficientes e personalizados. De frisar que o número de infeções virais e bacterianas tem vindo a aumentar. Isto resulta de uma deficiente utilização e toma de antibióticos. O projeto termina em junho de 2022.

Deixa-nos uma mensagem