ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redacção

Regional 29.10.2020 14H00

Centro Qualifica de Braga já habilitou cerca de 2500 adultos para o mercado de trabalho

Escrito por Redacção
Desde 2017.

O Centro Qualifica de Braga já capacitou cerca de 2500 adultos, desde 2017. O consórcio é promovido pelo Município de Braga em parceria com os Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos, Sá de Miranda, pela Escola Profissional de Braga e por outras entidades parceiras que têm contribuído para o aumento dos níveis de escolaridade, para a integração plena no mercado de trabalho, ascensão na carreira e/ou reconversão profissional.


Este mês, entre os dias 12 e 14 de Outubro, abriram no Centro três novos grupos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) assegurando uma oferta de qualificação a cerca de 50 candidatos que os integram, para a obtenção do 9º ou 12º ano de escolaridade, que decorrerá ao longo dos próximos meses nas Escolas Secundárias Alberto Sampaio, Maximinos e Sá de Miranda.


De acordo com a vereadora responsável pelo pelouro da Educação no Município de Braga, Lídia Dias, o Programa Qualifica pretende “proporcionar aos cidadãos, de idade adulta, um impulso para a qualificação e aquisição de aprendizagens, formais e não formais, ao longo da vida”. A abertura de novos grupos de trabalho “cumprindo, respeitando e adaptando as sessões à nova realidade vivida, permite ao Centro Qualifica uma intervenção integral do projecto no terreno, com o intuito de trabalhar, todos os dias, para uma Cidade Educadora, uma Cidade de oportunidades e de concretização de sonhos”, sustenta a vereadora.


Este processo de RVCC possibilita aos candidatos a oportunidade de demonstrar e valorizar as competências adquiridas ao longo da vida, aumentar os níveis de qualificação e preparar-se para o futuro, no que diz respeito à empregabilidade e ao reconhecimento social.


Deixa-nos uma mensagem