ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Vanessa Batista / RUM
Vanessa Batista

Cultura 22.09.2022 14H35

CIM Cávado ajuda a ´INPulsar` cultura para todos

Escrito por Vanessa Batista
Cerca de 300 jovens e adultos com necessidades especiais dos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão do Cávado são os rostos da exposição que está patente no Altice FORUM Braga até 28 de setembro.
Declarações da vice-presidente do conselho intermunicipal da CIM Cávado e presidente do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, e da diretora artística do projeto, Ana Caridade.

false / 0:00

Do linho ao sargaço de Esposende, passando pela olaria de Barcelos até aos lenços dos namorados típicos de Vila Verde, sem esquecer os trajes minhotos. Estes foram alguns dos elementos escolhidos para unir os vários territórios que compõem a CIM Cávado.


O programa INPulsar inserido no projeto "Cultura para todos no Cávado" contou com a participação de cerca de 300 jovens e adultos com necessidades especiais dos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da Comunidade Intermunicipal orientados pela Mosaico - plataforma de projetos inclusivos artísticos e educativos. A exposição “Retratos de uma Viagem Videográfica”, de Manuel Correia, é apenas uma das várias camadas deste trabalho em que os participantes foram também desafiados a trabalhar a dança, até na vertente aquática, para um vídeo que, assim como a água, liga todos os territórios até ao mar. 


Em declarações aos jornalistas, Ana Caridade, representante da Mosaico e diretora artística do projeto, sublinha o desenvolvimento das capacidades não só artísticas como pessoais e sociais destas pessoas. 


O INPulsar, arrancou em junho de 2021, foi cofinanciado pelo Programa Operacional Norte 2020 e pelo Fundo Social Europeu em 85%. Para a responsável é premente que esta iniciativa tenha continuidade, pois a inclusão não é pontual, caso contrário "não surte efeito". "Não é só incluir é também preciso adaptar as realidades para as suas necessidades", remata. 


A premissa também foi defendida pela vice-presidente do conselho intermunicipal da CIM Cávado e presidente do Município de Vila Verde. Na sessão de abertura do evento, Júlia Fernandes, alertou para a importância da palavra inclusão deixar de ser apenas retórica para ser praticada. A vice-presidente apelou aos colegas dos Municípios de Amares, Barcelos, Braga, Esposende e Terras de Bouro para que ajudem a dar continuidade ao INPulsar. 


A exposição “Retratos de uma Viagem Videográfica” estará patente até 28 de setembro, no Altice FORUM Braga. De seguida, o trabalho irá passar por todos os municípios da CIM.


Todos os resultados do INPulsar vão agora ser avaliados em conjunto com a Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa, de modo a entender os impactos da cultura nos utentes dos CACI. Uma das formas encontradas para validar o desenvolvimento e interesse dos participantes foi um jogo. As iniciativas contaram com diversos apoios, nomeadamente, da Rusga de São Vicente, Agrupamento de Escolas D. Maria II, entre outros.


Deixa-nos uma mensagem