ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Regional 30.10.2020 07H04

CMB investe um milhão de euros na remoção de amianto em oito escolas

Escrito por Liliana Oliveira
Metade do investimento será comparticipado por fundos comunitários.
Ricardo Rio a propósito das intervenções previstas nas escolas do concelho

false / 0:00

A Câmara Municipal de Braga vai investir cerca de um milhão de euros na remoção de amianto em oito escolas do concelho. Metade do investimento será comparticipado por verbas comunitárias. 


Em declarações à RUM, o presidente da autarquia, Ricardo Rio, adiantou que o amianto vai ser removido na Escola Básica de Fraião, EB 2,3 de Palmeira, EB 2,3 Mosteiro e Cávado, EB 2,3 Lamaçães, EB 2,3 Frei Caetano Brandão e Escola Básica do Coucinheiro. Além disso, lembrou o autarca, vão ser levadas a cabo "duas outras intervenções de fundo, em Figueiredo e Nogueira, e, com isso, vai conseguir-se erradicar o amianto".


A remoção do fibrocimento está orçada em 953.054,61 euros, mas, com o programa lançado pelo Governo, a autarquia contará com um apoio na ordem dos 500 mil euros. Os prazos de execução variam de escola para escola, mas não ascendem aos 90 dias. 


Recorde-se que a Câmara de Braga já havia aprovado, em Fevereiro, a contratação de um empréstimo de cerca de 12 milhões de euros. Dessa verba, oito milhões serão destinados à requalificação de seis escolas. 

A intervenção na Escola Básica de Figueiredo e de Nogueira, orçada em cerca quatro milhões de euros, segue para concurso. "O concurso da obra de Figueiredo ficou deserto e teve agora um agravamento de 10% do preço", informou o autarca. 

O concurso público para a requalificação da Escola Básica de São Pedro de Este já havia sido lançado, ficando a faltar para as escolas de S. Vicente, Ponte Pedrinha e Bairro Económico.


Deixa-nos uma mensagem