ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Elsa Moura

Regional 20.02.2021 13H00

CMB muda nome à Central de Camionagem e elabora projeto de requalificação

Escrito por Elsa Moura
Executivo municipal discute e vota proposta de regulamento de utilização e funcionamento do agora designado 'Centro Coordenador de Transportes de Braga'.
João Granja, Jorge Cruz e António Lima discutiram o assunto este sábado no programa de debate político da RUM, Praça do Município

false / 0:00

A Câmara Municipal de Braga já estará a trabalhar no projeto de requalificação do edifício da Central de camionagem em S. Vicente. A novidade foi adiantada este fim-de-semana pelo social democrata João Granja, no programa de debate político da RUM.


Esta segunda-feira, em sede de executivo municipal, a vereação vota a proposta de regulamento de utilização e funcionamento do agora designado Centro Coordenador de Transportes de Braga.


A central de camionagem de Braga é uma das portas de entrada na cidade. Ao longo dos anos tem sido alvo de inúmeras críticas e reclamações face ao seu avançado estado de degradação e é classificada por muitos utilizadores "a pior do país e um péssimo cartão de visita". 


No programa Praça do Município deste fim-de-semana este voltou a ser um dos temas de discussão e João Granja anunciou que a autarquia está a trabalhar nesse dossier. "O projeto de remodelação já está em curso. Foi rebatizado antes de ser arranjado, mas vai ser arranjado. Naturalmente não se esperava que com o rebatizar o milagre se operasse só com esse facto. O que é preciso ali é haver intervenção no espaço físico, nas lojas e sobretudo na zona da casa de banho que são de facto estruturas deploráveis, muito degradadas, muito antigas, sem fiscalização e sem apoio", notou o também deputado municipal do PSD.


O estado atual deste equipamento, agora municipal, foi levantado no programa de sábado por Jorge Cruz que abordou o assunto com alguma ironia. "A central passa a chamar-se centro coordenador de transportes de Braga, grande medida, finalmente vemos a câmara municipal a tomar uma medida de fundo para resolver o problema", atirou. O comentador sublinha que o documento submetido a votação de executivo esta segunda-feira "é ridículo" porque vai fixar as taxas de utilização. "Para faturar, a câmara está disponível, mesmo reconhecendo que aquilo está na situação em que está", acrescentou.


Ora, sobre o assunto, António Lima voltou a acusar o executivo liderado por Ricardo Rio de não ter qualquer estratégia, acusando-o de "desbaratar dinheiro público" já que a central de camionagem não tem para onde crescer. "Infelizmente, em termos de autarquia continuamos sem ter uma ideia de cidade e portanto vamos fazendo pequenos remendos onde desbaratamos o erário público e não construímos nada para o futuro", criticou.

Deixa-nos uma mensagem