ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Sérgio Freitas / CMB
Vanessa Batista

Regional 12.08.2020 18H30

CMB quer criar rede de praias fluviais. Navarra e Cavadinho correm pela bandeira azul

Escrito por Vanessa Batista
Município de Braga vai investir 1,5 milhões de euros no projecto. O vereador do ambiente anuncia que não vai desistir da classificação de Palmeira como praia de banho.
Ouça aqui as declarações do vereador do ambiente, Altino Bessa.

false / 0:00

Adaúfe, Merelim S.Paio, Navarra , Crespos (Cavadinho) e Palmeira vão fazer parte de uma rede de praias fluviais, no concelho de Braga. O projecto, que será financiado exclusivamente pela autarquia bracarense, vai significar um investimento de 1,5 milhões de euros. O montante provêm de um empréstimo, sendo que o valor só poderá ser utilizado para este fim.


A verba será canalizada para a criação de infraestruturas, nomeadamente, "sanitários e parques de estacionamento". O vereador com o pelouro do ambiente no Município de Braga, explica que nem todas as praias são de banho. Algo que vai além da contratação de nadadores salvadores. Logo, têm de ser criadas condições para que essa classificação seja atribuída. 


O vereador refere que, caso não ocorram atrasos devido a questões burocráticas junto da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ou da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), a concretização da rede de praias fluviais estará concluída no próximo ano.


Altino Bessa anuncia que outra das metas, para 2021, passa por envergar uma bandeira azul nas praias de Navarra e Cavadinho.




CMB não vai desistir da classificação de Palmeira como praia de banho.


Nos últimos anos, já foram investidos em Palmeira cerca de meio milhão de euros. A APA continua a não classificar Palmeira como praia de banho. 


Aos microfones da Universitária, Altino Bessa considera mais seguro implementar medidas para garantir a segurança dos utilizadores, do que fazer de conta que a praia não existe.


O vereador declara que a autarquia não vai desistir do processo, visto que não é uma placa a proibir mergulhos que vai afastar os utilizadores. 


Segundo o responsável, este é um dossier que se tem arrastado ao longo dos últimos dois anos. O Município já propôs a delimitação da área para banho, assim como a duplicação do número de nadadores salvadores. 


Recorde-se que a 27 de Julho faleceu um homem na praia em questão. 

Deixa-nos uma mensagem