ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Catarina Martins

Cultura 21.11.2022 20H44

CM Guimarães investe cerca de 300 mil euros na programação natalícia

Escrito por Catarina Martins
'Guimarães, Cidade Natal' arranca no primeiro dia do mês de dezembro e conta com várias atividades.
Declarações de Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura.

false / 0:00

O município de Guimarães vai investir cerca de 300 mil euros na programação natalícia. Ao contrário do ano passado, a nova edição do 'Guimarães, Cidade Natal' foi pensada sem restrições e conta com diversas iniciativas durante o mês de dezembro.


A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Sol do Miral – Associação Cultural e a Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH), é "dirigida às várias faixas etárias, mas em especial às famílias". O arranque está marcado para o dia um, quinta-feira da próxima semana, a partir das 17h00, com uma "grande parada a anunciar a chegada do Pai Natal" e a inauguração da iluminação.


O programa, divulgado esta segunda-feira, tem como objetivo "envolver e dinamizar a cidade". Segundo o vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, "foi preparado com o objetivo de permitir às pessoas usufruírem do espaço público, em segurança e conforto".


Este ano, tendo em conta a imprevisibilidade das condições climatéricas, o Mercado de Natal será instalado no Largo Condessa do Juncal, com animação permanente. "No passado, chegamos a cancelar cerca de 60% das atividades devido ao mau tempo. Agora, com a cobertura, reunimos as condições necessárias para que todo o programa possa ser concretizado", explica.


Além de concertos e espetáculos de rua, o programa conta ainda com as Jornadas do Grande Órgão Histórico da Colegiada da Nossa Senhora da Oliveira e a Festa Intergeracional no Multiusos de Guimarães. Para assinalar o encerramento dos 10 anos da Capital Europeia da Cultura, Centro Cultural Vila Flor recebe no dia 21, pelas 21h30, o espetáculo musical 'Uma Espécie de Coisa'.


No último dia do ano, no Largo do Toural, pelas 22h00, a programação conta com um espetáculo de natal em videomapping e vários Djs. O programa encerra com o habitual Concerto de Ano Novo pela Orquestra de Guimarães com a participação da Academia de Bailado, no dia um de janeiro, pelas 17h00, no Centro Cultural Vila Flor.


O programa completo pode ser consultado aqui.

Deixa-nos uma mensagem