ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Liliana Oliveira

Regional 06.01.2022 08H39

Construção do novo quartel dos Bombeiros de Braga arranca este mês

Escrito por Liliana Oliveira
Bombeiros Voluntários de Braga contam com um orçamento de 1,2 milhões de euros em 2022.
Declarações do capitão António Ferreira, presidente da corporação, a dar conta de que as obras no novo quartel arrancam ainda em janeiro

false / 0:00

O novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga vai começar a ganhar forma ainda este mês, depois de muitos anos de avanços e recuos. A informação foi avançada à RUM pelo presidente dos Bombeiros Voluntários de Braga, António Ferreira. O arranque da obra estava previsto para o verão de 2021, mas acabou por não acontecer. 


De acordo com o capitão, "vão começar a regularizar o terreno e a colocar as estacas, devido à abundância de água e para evitar fissuras, e as obras vão começar ainda este mês", contando com "um prazo de execução de um ano e meio" António Ferreira acredita que dentro de um ano, ou seja, no início de 2023, a corporação já tenha uma nova morada. 


Nessa altura, os Bombeiros Voluntários de Braga terão dois meses para desocupar o edifício onde estão instalados desde 1977, no Largo Paulo Orósio.  


O novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga, situado num terreno de 13 mil metros quadrados, divide-se por dois grandes espaços. No piso 0 ficarão, entre outras valências, o parque de viaturas, uma sala de gestão de emergência, gabientes e balneários. Já no piso 1 vão posicionar-se, por exemplo, uma sala de reuniões e as camaratas.Trata-se de um terreno doado pela Câmara Municipal, em 2006, e terá o custo aproximadamente de 1,5 milhões de euros.

O valor será pago por um promotor imobiliário, que, em contra-partida, poderá explorar o atual edifício localizado no Largo Paulo Orósio. O presidente da corporação acredita, no entanto, que o valor pode sofrer um aumento. 


O projeto, apresentado em março do ano passado, prevê ainda a criação de uma charca, aproveitando uma linha de água que limita os terrenos, que servirá as necessidades de abastecimento da corporação e poderá integrar-se numa área verde de lazer. O espaço terá ainda um salão multiusos, oficina de manutenção, salas de formação, de reuniões e de convívio e gabinete médico.


BV Braga contam com o maior orçamento de sempre em 2022



Os Bombeiros Voluntários de Braga contam, em 2022, com um orçamento de 1,2 milhões de euros, um crescimento acentuado face a anos anterioes em que ronda os 300 mil euros. Um dos motivos que justifica este aumento é um contrato celebrado com o Hospital de Braga, para o transportes de doentes. 


"Temos vindo a aumentar o orçamento, que tem que ver com o nosso crescimento e organização e porque estamos a fazer muitos transportes de doentes", explicou à RUM o presidente da corporação. António Ferreira lembra, no entanto, que mais serviços implicam mais investimento, sobretudo em viaturas e pessoal. 


Neste momentos, os Bombeiros de Braga têm 15 viaturas para o transporte de doentes e seis ambulâncias de emergência, contando ainda com 30 bombeiros salariados. Em 2021, foram adquiridas quatro viaturas para o transporte de doentes. O responsável admite que, neste momento, o transporte de doentes covid abrandou, mas há mais pessoas a voltar aos tratamentos de outras doenças, que precisam deste serviço.

A corporação gasta cerca de dez mil euros em combustível todos os meses e o aumento do preço não ajuda nas contas. 



Deixa-nos uma mensagem