ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nó de Infias (Google Earth)
Elsa Moura

Regional 16.04.2021 08H38

Contratação da obra de execução de projeto para o Nó de Infias nunca antes de 2022

Escrito por Elsa Moura
Vencedora do concurso para o reordenamento viário do Nó de Infias já é conhecida. Terá cerca de meio ano para o executar.

Está dado mais um passo tendo em vista o fim de um dos principais pontos de congestionamento na cidade de Braga. A Betar Construtores venceu o concurso público para o reordenamento do Nó de Infias e terá cerca de meio ano para o executar. Os custos - 331 mil euros -, serão repartidos entre o Município de Braga e a Infraestruturas de Portugal. Só depois deste processo é que as entidades poderão avançar com a contratação da obra de execução do projeto do Nó de Infias. Estima-se que venha a acontecer no decorrer de 2022.


A cargo da Betar Construtores está agora o estudo que compreende as fases de caraterização da situação existente, projeto de execução e assistência técnica. A empresa terá também a responsabilidade de elaboração de todos os estudos e relatórios necessários às aprovações ambientais previstas na legislação, incluindo o processo de avaliação ambiental para a obtenção de declaração ambiental favorável.


Todo o processo será acompanhado de perto pelo Município de Braga e pela Infraestruturas de Portugal, S.A. 

As duas entidades vão trabalhar em conjunto para a contratação da obra de execução do projeto a lançar em 2022, segundo as estimativas do município de Braga. Aumentar a capacidade de escoamento de tráfego é um dos objetivos centrais deste longo processo.


Recorde-se que as estimativas de investimento total até "desatar" o nó rondam os 18 Milhões de Euros, contemplando as intervenções nesta artéria problemática da cidade dos arcebispos e a expansão parcial da Variante do Cávado para os pólos industriais bracarenses. Em 2019, o município de Braga estimava que a empreitada arrancasse precisamente em 2021 e que ficasse concluída em 2022.

Deixa-nos uma mensagem