ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CMB
Redação

Desporto 16.04.2021 19H32

Covid-19. Câmara de Braga suporta custos de testagem a atletas da formação

Escrito por Redação
Clubes devem articular procedimento com o Gabinete Municipal de Saúde.

Com a retoma da actividade desportiva, prevista a patir de segunda-feira, 19 de Abril, e mediante a Orientação 036/2020 da DGS, que define a obrigatoriedade de se efetuar testagem à COVID-19, até 72h antes do início das actividades, por parte de todos os praticantes de modalidades desportivas de médio e alto risco, o Município de Braga, atendendo às dificuldades sentidas por grande parte das suas coletividades desportivas, decidiu promover mais uma medida de apoio, ao oferecer testagem gratuita a todos os atletas enquadrados nos escalões de formação e pertencentes a clubes que se enquadrem nos seguintes critérios, mediante aplicação de Testes Rápidos de Antigénio:


· Possuam morada fiscal no concelho de Braga;

· Estejam devidamente filiados nos escalões de formação e em federações / associações desportivas de âmbito federado;

· Integrem modalidades de médio risco;

· Não possuam este tipo de apoio junto das suas Federações / Associações Desportivas;

· Possuam atletas abrangidos pelo apoio municipal no âmbito do pagamento das filiações desportivas junto das suas Federações / Associações Desportivas.


Para poderem usufruir deste apoio municipal, que terá lugar no Gabinete Municipal de Saúde, localizado no Shopping de Santa Tecla, os clubes deverão adoptar o seguinte procedimento:


· Estabelecer contacto com o Gabinete Municipal de Saúde, através do email gab.saude@cm-braga.pt ou através do telefone 253 277 099;

· Remeter uma listagem com a informação dos atletas a testar, onde conste o nome, data de nascimento, NIF, CC, contacto do encarregado de educação (menores de idade) e respectiva modalidade.


O serviço estará disponível a partir das 18h00 de segunda-feira (19 de Abril), apenas com agendamento prévio articulado entre o Clube e o Gabinete Municipal de Saúde. O horário de funcionamento do Gabinete Municipal de Saúde é das 8h30 às 21h30.

O serviço providenciará listagem por clube com o resultado do teste por atleta, permitindo a sua apresentação junto da Federação / Associação Desportiva.


Cumulativamente, o Gabinete Municipal de Saúde integra o Centro de Medicina Desportiva de Braga (CMDB), que efectua Exames Médico Desportivos (EMD’s), pelo valor de 11,00€, situação também necessária para a retoma da actividade desportiva. Relembra-se que o Município de Braga oferece os EMD’s às atletas do género feminino, desde que efectuados no CMDB.

Deixa-nos uma mensagem