ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Cultura 15.08.2022 11H29

Cultura coloca Braga mais perto da Europa. Exposição junta artistas de vários países

Escrito por Vanessa Batista
"Europe and Beyond", em português, "Para além da Europa" é uma exposição que junta artistas nacionais e internacionais. Exposição está inserida na programação da Noite Branca. 
Luís Fernandes, diretor artísitco do Gnration, elenca os trabalhos que estarão em destaque.

false / 0:00

Aproximar Braga das boas práticas internacionais é a meta da exposição “Europe and Beyond”, em português, “Para além da Europa”. A iniciativa promovida pela Braga`27 e a Braga Media Arts está inserida na programação da Noite Branca que fará da cidade dos arcebispos um verdadeiro palco de experiências culturais entre 2 e 4 de setembro. A entrada é livre.


São quatro as obras que estarão expostas no Theatro Circo e Gnration. A RUM conversou com o diretor artístico, Luís Fernandes, que destaca a variedade de trabalhos e técnicas nos domínios das media arts, artes visuais e design.


Os trabalhos juntam artistas provenientes de cidades parceiras como Kaunas Capital Europeia da Cultura 2022 (Lituânia), Clérmont-Ferrand Candidata a Capital Europeia da Cultura 2028, Enghien Les Bains (França) e Gwangju (Coreia do Sul), Cidades Criativas da UNESCO em Media Arts, e Fortaleza (Brasil), Cidade Criativa da UNESCO na área do design.


As instalações BLUR 2.0 de Jorge Ramos, Anna Kim e Julien Gaillac (Portugal, França e Coreia do Sul) e Forest Tectonics de Aistė Ambrazevičiūtė (Lituânia), com co-curadoria de Kaunas Capital Europeia da Cultura 2022, estarão ambas expostas na galeria INL do Gnration. O salão nobre da sala secular bracarense irá acolher também duas obras que compõem a exposição: #IssoNãoÉPixação, do artista brasileiro Vitor Grilo.


Para o responsável, a troca de experiências entre artistas internacionais e bracarenses enriquece a técnica e criatividade dos mesmos, assim como a própria candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura em 2027.


Luís Fernandes acredita que o facto de esta exposição estar inserida na programação da Noite Branca irá levar as Media Arts a novos públicos assim como a ambição da cidade dos arcebispos em cada vez mais dar cartas no setor cultural. "Queremos fazê-lo sem qualquer tipo de facilitismo até porque não queremos vender nada de forma errada, mas a ideia é aproveitar o fluxo de público para que mais pessoas possam ver trabalhos neste domínio", refere.

Deixa-nos uma mensagem