ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Vanessa Batista

Academia 11.08.2022 20H30

Cursos de Eng. Aeroespacial têm grande proximidade com tecido empresarial

Escrito por Vanessa Batista
Estudantes do mestrado terão oportunidade de realizar as suas teses em colaboração com empresas.
O diretor dos cursos, Gustavo Dias, revela alguns dos docentes que farão parte deste projeto.

false / 0:00

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho vai apostar na proximidade com o tecido empresarial nos novos cursos de Engenharia Aeroespacial. Em entrevista ao UMinho I&D, o diretor da licenciatura e mestrado, Gustavo Dias, explica que ao nível do primeiro ciclo esta interação será marcada essencialmente por seminários, no caso da formação de segundo ciclo, haverá a possibilidade de realizarem as suas "teses em colaboração, por exemplo, com o CeiiA ou empresas que não estão na região, mas estão interessadas em parcerias com a UMinho".


Aliar o tradicional ao futuro do setor é outra das apostas, com o plano de estudos muito direcionado para a prática, logo a partir do segundo semestre do primeiro ano de licenciatura. Desta forma, os 125 alunos, 45 da licenciatura e 80 do mestrado, irão trabalhar não só questões relacionadas com a aviação geral e comercial como a automação de sistemas aeroespaciais e aeronáuticos ou a exploração e observação da terra.


As formações de primeiro e segundo ciclo vão cruzar-se com outros programas de ensino que a UMinho pretende abrir no sentido de explorar toda a informação que vem do espaço.


As aulas serão lecionadas no campus de Azurém da Universidade do Minho. No futuro, as formações irão passar para o centro da cidade, mais concretamente, para a Fábrica do Arquinho onde está prevista a construção quer de salas de aulas quer de laboratórios.


A aula inaugural da licenciatura em Engenharia Aeroespacial está agendada para 28 de outubro.

Deixa-nos uma mensagem