ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Elsa Moura

Cultura 13.04.2021 16H59

Dia Mundial da Língua Portuguesa assinalado a partir de Guimarães para a lusofonia

Escrito por Elsa Moura
Comemoração da efeméride será feita através de um seminário 'híbrido' organizado pela autarquia e pela UMinho, a 5 de maio.
Adelina Paula Pinto e Micaela Ramon na apresentação do programa dedicado ao Dia Mundial da Língua Portuguesa

false / 0:00

Guimarães e a UMinho assinalam a 5 de maio o Dia Mundial da Língua Portuguesa nas suas diferentes dimensões, com o objetivo de, a partir da cidade berço, chegar a todos os povos que falam português.


O programa foi apresentado esta terça-feira, em conferência de imprensa. O seminário decorrerá num formato híbrido a partir do Palácio Cultural Vila Flor e vai contar com a presença de especialistas de vários países, incluindo Portugal, Brasil, Cabo Verde e Angola.


Educação, cultura, conhecimento e ciência, princípios na génese deste dia mundial, vão estar em destaque no programa comemorativo de 5 de maio, explicou hoje Micaela Ramón, da UMinho. "Quando falamos nestes temas estamos a falar de universos abrangentes que abarcam um sem número de áreas que fazem parte deste programa", referiu.


A vereadora da Educação e Cultura, Adelina Paula Pinto, afirma que Guimarães quer ser "o ponto de partida" para o caminho da língua portuguesa até aos países onde a mesma é falada. "Assumimos que Guimarães é o berço da nacionalidade, então também queremos apostar que aqui, a partir da língua, caminhamos para todos os países do mundo onde se fala português", sublinhou.


A autarquia está apostada em fazer, ano após ano, mais do que uma mera celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa. Adelina Paula Pinto refere que a questão da língua "é muito agregadora", e recorda vários projetos de Guimarães com outros países para afirmar que o objetivo da autarquia é que "não seja apenas um dia", mas sim "algo que ano após ano, Guimarães marque este território, desenvolvendo projetos que de alguma forma leve e traga os falantes da língua.


O programa previsto para 5 de maio será num formato misto entre o presencial e o digital. O Ministro dos Negócios Estrangeiros é uma das presenças confirmadas.


UMinho é parceira oficial da iniciativa organizada na cidade berço

A UMinho é parceira oficial destas comemorações. A docente Micaela Ramón afirma que este dia é uma oportunidade para "promover e difundir a língua portuguesa junto da comunidade que já fala, mas também fora dessa comunidade".


Educação, cultura, conhecimento e ciência, princípios na génese deste dia mundial, vão estar em destaque no programa comemorativo de 5 de maio. O Dia da Língua Portuguesa foi reconhecido pela UNESCO no ano passado. A docente realça que das mais de sete mil línguas vivas, apenas um número muito reduzido tem mais de dez milhões de falantes e o português é uma dessas línguas, que "ultrapassa e muito este número dos dez milhões de falantes".


A 5 de maio, dia mundial da língua Portuguesa, será também apresentado, pela UMinho, o Museu Virtual da Lusofonia.

Deixa-nos uma mensagem