ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Cultura 12.01.2021 18H38

Diretor da Casa das Artes diz que salas de espetáculo devem continuar abertas

Escrito por Pedro Magalhães
Álvaro Santos defende que teatros são "um espaço de segurança".
Álvaro Santos em declarações à RUM

false / 0:00

O diretor da Casa das Artes de Famalicão diz que o encerramento das salas de espetáculo não deve ser incluído no novo confinamento, assinalando que os teatros são lugares seguros.


O confinamento entra em vigor na quinta-feira mas ainda se desconhece o que está previsto para o setor cultural. À RUM, Álvaro Santos considera que as salas "vão fechar, de certeza absoluta", justificando a opinião com a intenção do Governo em alertar para o "perigo público coletivo".


Apesar de compreender a opção do Governo, o programador considera que as salas são lugares seguros: "Os teatros são um espaço de segurança e na Casa das Artes, desde que foi retomada a programação em Julho [com as medidas de segurança exigidas pelas autoridades de saúde], nunca ninguém fez qualquer tipo de reparo, bem pelo contrário".


Álvaro Santos diz que era "possível desenvolver o trabalho como tem sido até agora", defendendo a abertura dos teatros até às 22h30 durante a semana e o encerramento ao fim-de-semana. 


"Sou adepto da abertura, não apenas por estar envolvido num teatro mas porque considero que, com as regras de segurança existentes, era possível continuarmos a programação", refere.


Apontando à retoma "o mais rápido possível" da atividade cultural, o diretor da Casa das Artes assinala a urgência da formalização do estatuto de trabalhador na cultura, sublinhando que, entre o "mau que é a pandemia", as "pessoas, de um modo geral, perceberam que há muita gente desprotegida".

Deixa-nos uma mensagem