ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

RUM
Liliana Oliveira

Cultura 11.10.2021 15H00

Edição ilustrada d'Os Lusíadas chega às bancas a 21 de outubro

Escrito por Liliana Oliveira
Primeira Edição ilustrada, assinada no feminino, resulta de uma parceria entre a Universidade do Minho, a Câmara de Guimarães, a BIG - Bienal de Ilustração de Guimarães e a editora Kalandraka, e pretende facilitar a interpretação da obra de Luís Vaz de Camões.
Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, vice-presidente da CMG, Adelina Paula Pinto, Margarida Noronha, da Editora Kalandraka, e Tiago Manuel diretor-artístico da BIG

false / 0:00

Chega às livrarias a 21 de outubro uma edição ilustrada d’Os Lusíadas, uma visão no feminino da obra que nos "levou ao mundo". 

A ilustração resulta da interpretação de dez mulheres, "numa evocação ao papel da mulher na cultura nacional": Carolina Celas, Joana Rêgo, Joana Estrela, Madalena Matoso, Amanda Baeza, Inês Machado, Mariana Rio, Catarina Gomes, Marta Madureira e Marta Monteiro. A direção literária e fixação de texto para o português atual foi da responsabilidade de Rita Marnoto, professora da Universidade de Coimbra, e o design esteve a cargo de Joana Pires. 


Dada a conhecer esta segunda-feira, 11 de outubro, no Palácio Vila Flor, esta edição resulta de uma parceria entre a Universidade do Minho, a Câmara de Guimarães, a BIG - Bienal de Ilustração de Guimarães - e a Editora Kalandraka.


Para o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, a obra de Luís Vaz de Camões "nem sempre é perspetivada pela sociedade da maneira que devia ser", desde logo por ser "uma obra complexa". Esta edição, referiu, "tem a intenção de a devolver de forma a que seja mais facilmente compreensível pela generalidade das pessoas". 

O reitor lembrou ainda que a academia "intervém diretamente na promoção do desenvolvimento cultural, social e económico e, numa atitude de abertura, busca impacto direto no contacto que é possível", estando por isso assoaciada a este projeto.


A vice-presidente da autarquia vimaranense, Adelina Paula Pinto, apontou "o valor acrescentado" que tem "uma edição trabalhada por dez mulheres ilustradaoras". "É uma obra que vai chegar às escolas, à Universidade do Minho e que esperamos que seja uma obra que nos continue a convocar para a sua interpretação", acrescentou.


Para Margarida Noronha, da Editora Kalandraka, esta edição permite "ler através do ver e isso é importantíssimo". "Creio que esta modernidade gráfica é muito importante para chegar a outro público-alvo", frisou.

"Pela primeira vez, Portugal dá um exmeplo, ao fazer uma edição com um trabalho consertado totalmente feito por mulheres. A visão que dão à epopeia é muito diferente. Estamos a falar de mulheres intelectualmente preparadas e que têm uma grande experiência em interpretação de texto", apontou Tiago Manuel, diretor-artístico da BIG. 


A 1.ª edição ilustrada d’Os Lusíadas contará com 1.200 exemplares, dos quais cerca de 200 serão entregues às escolas de Guimarães. A obra chega às livrarias a 21 de outubro e terá um custo de 35 euros.


O lançamento oficial está agendado para o próximo dia 23, dia em que será entregue o Prémio Carreira BIG 2021 a Cristina Reis e será inaugurada a exposição "Cristina Reis, Uma Vida no Palco", no Centro Internacional das Artes José de Guimarães, com curadoria de Jorge Silva. Além disso, será inaugurada, no mesmo dia, a exposição “Os Lusíadas”, com curadoria de António Gonçalves, na Sociedade Martins Sarmento, que reúne 10 ilustrações originais produzidas para integrarem a publicação.

Deixa-nos uma mensagem