ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Daniel Vieira da Silva / UMinho
Vanessa Batista

Academia 13.03.2024 11H23

Edifício do Castelo na lista de possíveis imóveis para receber UMinho Exec

Escrito por Vanessa Batista
Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, avançou à RUM que a intenção passa por reaproveitar um dos edifícios da instituição. 
Declarações do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e do presidente da EEG, Luís Aguiar-Conraria.

false / 0:00

A Universidade do Minho está empenhada em encontrar um espaço que possa ser a casa da UMinho Exec.

A escola de executivos da instituição de ensino superior minhota foi criada há perto de 10 anos, contudo, não conta com instalações próprias. A RUM sabe que um dos locais que poderá estar a ser equacionado será o Edifício do Castelo.


À margem da cerimónia dos 42 anos da Escola de Economia e Gestão (EEG), o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, diz aos microfones da RUM que a ideia passa por adaptar uma das infraestruturas da academia. 


"O trabalho que estamos a fazer neste momento é o de conjuntamente tentar procurar encontrar fontes de financiamento que nos permitam uma intervenção de recuperação desse edifício. A UMinho não tem, por si só, condições financeiras suficientes para suportar um certo tipo de intervenção", revela. "Estou certo que vamos encontrar uma solução", declara.


Já o presidente da EEG, Luís Aguiar-Conraria, garante que pretende que o dossiê relativo à escolha do local deverá ficar fechado ainda este ano. Quanto à sua construção ou adaptação "demorará mais tempo".


No seu discurso, o presidente da unidade orgânica lançou uma questão. “Que sentido faz termos uma escola de formação executiva, que forma quadros superiores, seja de empresas, seja da administração pública, e não chamarmos empresários para definir estratégias connosco?”. Luís Aguiar-Conraria alerta, por isso, para a necessidade de criar mais e novas parcerias com empresas.


Recorde-se que na reunião do Conselho Geral de 18 de dezembro de 2023, o responsável máximo da academia disse que havia recebido uma manifestação de interesse para a utilização do espaço.


A cerimónia de celebração dos 42 anos da EEG contou com a palestra do convidado especial Paulo Portas sob o tema: “Os 50 anos do 25 de Abril: as mudanças do mundo e os seus impactos na definição estratégica de Portugal”.

Deixa-nos uma mensagem