ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Associação UAI
Vanessa Batista

Regional 19.08.2022 07H00

Eleições Brasil. Este ano, há novo local de voto devido ao aumento de eleitores

Escrito por Vanessa Batista
Portugal tem mais de 45 mil eleitores brasileiros aptos para votar a 2 de outubro.
Declarações da presidente da Associação UAI, Alexandra Gomide.

false / 0:00

Mais de 700 mil eleitores brasileiros deslocados estão aptos a votar para as eleições de 2 de outubro. São mais 39% em relação a 2018, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. 


A RUM conversou com a presidente da Associação Sociocultural Luso-brasileira de Apoio à Integração em Portugal (UAI), Alexandra Gomide, que adianta que devido ao aumento do número de eleitores, este ano, a votação vai acontecer no Instituto Superior de Engenharia do Porto entre as 8h00 e as 17h00.


Estão elegíveis todos os cidadãos que tenham pedido transferência do título de eleitor até 4 de maio. No dia, o processo é simples, basta ir acompanhado de um documento de identidade com fotografia como o passaporte. 


Portugal é o país com a maior comunidade brasileira apta para votar, são mais de 45 mil eleitores, segue-se os Estados Unidos da América.


Na primeira volta, estão na corrida à Presidência da República do Brasil 12 candidatos. Na frente nas intenções de voto está o ex-presidente Lula da Silva, seguido de Jair Bolsonaro que tenta a reeleição. Alexandra Gomide acredita que as eleições vão ter uma segunda volta a 30 de outubro. O local para a exercer o direito de voto, no norte do país, será o mesmo. 


Para que não haja uma segunda volta, um dos candidatos terá de vencer com maioria simples dos votos válidos (não incluindo brancos e nulos), ou seja, ter 50% dos votos válidos, somado a mais um único voto, no mínimo. 

Deixa-nos uma mensagem