ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Sérgio Freitas / CMB
Redacção

Regional 20.11.2020 17H00

Embaixador do Irão abre porta a oportunidades comerciais com Braga 

Escrito por Redacção
Em causa está um mercado com cerca de 80 milhões de cidadãos. 

O Embaixador do Irão, MortezaDamanpakJami, não tem dúvidas que existe muito potencial na cidade dos arcebispos aos níveis da cultura, ciência e tecnologia, por isso abre a porta a possíveis investimentos.

O diplomata foi recebido esta sexta-feira pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.


Esta é a segunda vez que um responsável deste país islâmico visita a cidade dos arcebispos. O embaixador pretende, agora, "unir Braga a uma das cidades mais antigas do Irão. A cidade de Yazd". O diplomata revelou ter ficado bastante interessado nas várias ofertas que existem na região. Este é, portanto, um passo importante para sedimentar futuros investimentos não só a nível local como nacional, visto que Portugal e o Irão já contam com uma relação de 500 anos.


Além da cooperação económica, o embaixador avança que existem já mais de 20 estudantes iranianos a frequentar doutoramentos na Universidade do Minho. MortezaDamanpakJami tem a ambição de criar laços ainda mais fortes com a instituição para que exista uma maior circulação entre a academia minhota e a Universidade de Yazd, no Irão, assim que a pandemia de Covid-19 chegue ao fim.


Actualmente Portugal já acolher aproximadamente 500 estudantes iranianos.


Para o presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, estas visitas são fundamentais para dar a conhecer a cidade dos arcebispos ao mundo. "Como que nos apropriamos dos embaixadores de diversos países em Portugal embaixadores de Braga", sublinha.


Ricardo Rio sublinha que o diplomata iraniano mostrou disponibilidade em representar Braga junto de potenciais investidores o que pode beneficiar as empresas, universidades e tecido social.


O embaixador do Irão visitou esta sexta-feira o Altice Forum Braga, a Startup Braga, a Reitoria da Universidade do Minho e a empresa ‘Bysteel’.


*Paulo Gabriel Souto e Vanessa Batista. 

Deixa-nos uma mensagem