ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

RUM
Vanessa Batista

Academia 31.03.2023 17H18

Estão abertas as candidaturas para o programa Desafio Ser+

Escrito por Vanessa Batista
Iniciativa está inserida no projeto Ser+, uma das Academias Gulbenkian do Conhecimento. O Desafio Ser+ é direcionado para alunos que estão a frequentar o 7º a 9º ano de escolaridade.

Estão abertas as inscrições para o programa Desafio Ser+. A iniciativa está inserida no projeto Ser+, uma das Academias Gulbenkian do Conhecimento, que tem como entidade responsável a Associação de Psicologia da Universidade do Minho.


O projeto Ser+ está dividido em três programas: Desafio, Competência e Decisão, que representam diferentes fases da adolescência. No caso do Desafio Ser+, este é destinado a jovens que estão a frequentar o 7º ao 9º ano de escolaridade.


Ao longo de oito sessões semanais, de uma hora e meia, são trabalhadas competências relacionadas com o "pensamento crítico, comunicação, identidade e gestão de emoções". Ferramentas cada vez mais essenciais, na ótica da coordenadora do projeto, Teresa Freire, para um desenvolvimento pessoal "positivo". 


As atividades propostas, aos cerca de 10 participantes, podem ser feitas em grupo ou de forma individual. Isto irá depender das competências que serão trabalhadas.


As sessões do Desafio Ser+ serão presenciais, sendo que no futuro, graças à experiência desenvolvida durante a pandemia, estão a ser pensadas versões online para os três programas. 


Aos microfones do UMinho I&D, a investigadora realça o carater inclusivo deste caminho, visto que será possível chegar a "escolas e regiões que, caso contrário, nunca chegaríamos devido às questões de mobilidade". 

Deixa-nos uma mensagem