ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: UMinho
Redação

Academia 30.10.2025 18H49

Estudante da UMinho premiada para estudar o risco de cheias no Cávado

Escrito por Redação
Chaima Bradi vai mapear zonas vulneráveis em Braga, Amares e Vila Verde, com apoio de uma bolsa de estudo mensal, que foi atribuída apenas a cinco estudantes em Portugal.
Ouvimos Chaima Bradi, estudante da UMinho:

false / 0:00

Uma investigadora da UMinho vai explorar o risco de cheias na região do Cávado, começando pelo concelho de Braga e prosseguindo depois para Vila Verde e Amares. A aluna de mestrado em Geociências na UMinhoChaima Bradi, foi distinguida pelo Impact Center for Climate Change da Fidelidade para desenvolver mapas de risco na região do Vale do Cávado, com o objetivo de apoiar as autarquias e a Proteção Civil na prevenção de cheias.


O prémio atribuído, no valor de 870 euros mensais, destina-se a jovens estudantes universitários que estudem o impacto das alterações climáticas em Portugal. À RUM, Chaima Bradi explica que a ideia para o projeto vem em seguimento do tema definido para a dissertação de mestrado, que inicia a partir de fevereiro de 2026 e prolonga-se até outubro do mesmo ano.


O projeto da aluna natural da Tunísia desenrola-se de forma faseada, primeiro em Braga, uma vez que é o concelho “mais afetado pela precipitação”, que causa inundações regulares “em túneis e ruas”. Além disso, a investigadora refere que é a região onde existem “mais dados”, o que vai facilitar o processo de recolha de informação.


Posteriormente, o projeto vai abranger os concelhos de Vila Verde e Amares, áreas que, de acordo com Chaima, “servem de teste para perceber os pontos mais críticos” e onde é necessário atuar. Um dos objetivos do projeto é também criar um repositório com mais informação acessível a entidades para combater “a falta de dados” existente nas zonas mais periféricas.


Para tal, a investigadora vai utilizar cartografia de alta resolução e sistemas de informação geográfica para simular cenários de inundação e avaliar a vulnerabilidade de edifícios e infraestruturas.



Escrito por Marta Ferreira e editado por Marcelo Hermsdorf

Deixa-nos uma mensagem