ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redação

Academia 03.12.2021 12H33

Estudantes da UMinho adaptam brinquedos para crianças com necessidades especiais

Escrito por Redação
Por ano são transformados perto de oito dezenas de brinquedos, sendo posteriormente entregues em instituições e escolas da região do Minho.
 Declarações de Fernando Ribeiro, responsável pelo laboratório, sobre a iniciativa

false / 0:00

O Laboratório de Automação e Robótica da Universidade do Minho e os estudantes de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores voltam a adaptar alguns brinquedos para crianças com paralisia cerebral. A transformação dos brinquedos decorre entre os dias 7 e 13 de dezembro.


Aos microfones da RUM, Fernando Ribeiro, responsável pelo laboratório, explicou que a iniciativa permite que as crianças com necessidades especiais “possam usar brinquedos eletrónicos sem acompanhamento de um mentor”.

“O que nós fazemos é abrir o brinquedo, ligar uns fios na placa interna e adaptar um interrutor grande, para que o brinquedo possa ser acionado com o pescoço, com o pé ou uma mão”, esclareceu o responsável.


Por ano são transformados perto de oito dezenas de brinquedos, sendo posteriormente entregues em instituições e escolas da região do Minho.

Este ano, pela primeira vez, o grupo de trabalho recebeu brinquedos novos, oferecidos pela Câmara Municipal de Guimarães e o centro terapêutico SalusLive. Para receber um brinquedo alterado, basta enviar um e-mail para geral@saluslive.pt


A iniciativa visa assinalar também o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que é celebrado esta sexta-feira, 3 de dezembro.

Deixa-nos uma mensagem