ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens
Elsa Moura

Regional 04.12.2020 08H14

Executivo bracarense vota hoje plano de dissolução da SGEB

Escrito por Elsa Moura
Reunião de executivo municipal de carácter extraordinário marcada para as 14h30. Medida permitirá poupança de mais de cinquenta milhões de euros em vinte anos.
Ricardo Rio em declarações à RUM no dia em que a vereação aprova um plano que permitirá a poupança de muitos milhões de euros.

false / 0:00

O executivo municipal de Braga vai voltar a reunir esta sexta-feira, às 14h30, agora a título extraordinário para aprovar o plano de dissolução da Sociedade Gestora de Equipamentos de Braga (SGEB).


O primeiro plano foi apresentado em 2016 por Ricardo Rio e Rui Morais, mas o processo não teve desenvolvimentos uma vez que a legislação à altura não o permitia. A menos de um ano das eleições autárquicas, o processo é retomado e decorre de uma nova norma aprovada em 2020 no orçamento suplementar.

 

O autarca social democrata sublinha que assim "será encerrado de uma vez por todas um capítulo trágico do ponto de vista financeiro" para a cidade de Braga. Rio assume "alguns méritos discutíveis das opções de investimento", mas sustenta que o modelo de financiamento "foi ruinoso para a CMB" que paga mais de seis milhões  e meio de euros de rendas por ano relativas aos equipamentos que foram construídos.


Com esta operação, a CMB vai reaver os activos que entregou à SGEB que por sua vez intervencionou com base em financiamentos contraídos. Com a integração dos activos e dos passivos associados (dívida bancária que a SGEB contraiu para realizar as obras), a autarquia reduz para quase metade a factura anual. Num horizonte de perto de duas décadas, o município "vai poupar algumas dezenas largas de milhões de euros, a grande vantagem desta operação", refere Ricardo Rio.


Deixa-nos uma mensagem