ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Avepark, em Guimarães. Município candidatou projeto destinado ao parque de ciência e tecnologia, mas PRR ainda não tem financiamento. (FOTO: CMG)
Redação

Academia 10.08.2022 07H00

Faltam 52ME para construir e reabilitar residências universitárias

Escrito por Redação
De acordo com o jornal Público, o dinheiro do Plano de Recuperação e Resiliência não chega para as 12 mil novas camas para estudantes.

Há cerca de uma dezena de projetos para residências universitárias que ainda não têm dinheiro garantido do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Segundo o jornal Público, o dinheiro do PRR não chega para as 12 mil novas camas para estudantes anunciadas pelo governo.


Um dos projetos em risco respeita ao Município de Guimarães. Trata-se da candidatura do Município de Guimarães destinada ao Parque de Ciência e Tecnologia Avepark, onde funcionam alguns cursos do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e centros de investigação ligados à UMinho.


Recorde-se que a bazuca europeia destinou 375 Milhões de Euros para alojamento estudantil em Portugal. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior serão necessários mais 52ME, reforço que está a ser trabalhado pela tutela.


O PRR financia a construção de novas residências, mas também a reabilitação de alojamentos já existentes e o problema encontra-se na construção de novos equipamentos.  A bazuca tem 126 milhões destinados a 33 projetos.

Deixa-nos uma mensagem