ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 25.02.2021 17H00

Fibrenamics desenvolve pijama que trata e previne doenças do sono

Escrito por Vanessa Batista
Projeto "ProtechSleep" está a ser desenvolvido em parceria com uma empresa do setor têxtil, a IMPETUS. 

A Fibrenamics está a desenvolver um pijama que promete prevenir e tratar distúrbios do sono, assim o envelhecimento celular resultante desta patologia, em adultos. O projeto denominado “ProtechSleep” trata-se de uma parceria entre a academia e o setor empresarial, mais concretamente, a junção entre a Universidade do Minho e a IMPETUS, empresa do setor têxtil.


Durante o projeto foram, segundo o coordenador do grupo Technology da Fibrenamics, desenvolvidas quatro linhas de investigação, grande inovação do projeto, que resultaram num vestuário multifuncional. 

João Bessa explica que estes pijamas vão contar com tecnologia de "termorregulação e gestão de humidade para soluções Verão e Inverno, compressão direcionada de modo a acelerar o retorno do sangue ao coração, espumas com capacidade de micromassagens e, por último, aromoterapia com uma abordagem ecológica", que depois de 30 lavagens continua a manter o odor dos óleos essenciais.


Esta nova geração de pijamas, que utiliza materiais fibrosos inovadores, malhas sem costura e um design de produto inspirado em conceitos biomiméticos, chega ao mercado durante o ano de 2021. 

Ao UM I&D, o responsável garante que a tecnologia desenvolvida pela Fibrenamics pode ter uma resposta eficaz a problemas como "insónias, pesadelos, sonambulismo" e até, de forma indireta através do "relaxamento muscular", apneia do sono.


No primeiro semestre deste ano, a equipa vai realizar ensaios pré-clínicos com atletas do ISMAI: Instituto Universitário da Maia. O objetivo passa por "avaliar o comportamento do material" e os efeitos no utilizador. 




Deixa-nos uma mensagem