ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 10.08.2022 14H46

Fibrenamics é um dos 26 novos Centros de Tecnologia e Inovação do país

Escrito por Vanessa Batista
Nos próximos seis anos, terá acesso a mais de 180 milhões de euros.

A Fibrenamics é um dos 26 novos Centros de Tecnologia e Inovação do país. As entidades terão acesso a mais de 180 milhões de euros de financiamento público nos próximos seis anos. Trata-se de uma reforma incluída no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.


O objetivo é que esses centros sirvam de “interface” entre a ciência e a economia, levando o conhecimento às empresas de uma forma adaptada aos dias de hoje. Com isso, o Governo espera que o investimento em investigação e desenvolvimento (I&D) aumente mais de mil milhões de euros até ao final da década e Portugal cresça mais e “com base em produtos de elevado valor acrescentado”.


No total foram submetidas 37 candidaturas, mas apenas 26 foram aprovadas. Entre as entidades selecionadas estão a CEiiA, o Fibrenamics, o CITEVE, o INESC TEC, o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, Instituto de Medicina Molecular e o Instituto de Telecomunicações.


As entidades foram selecionadas por um júri independente, composto por 10 personalidades, com base na capacidade técnica das instituições e no trabalho desenvolvido na transmissão de conhecimento ao tecido empresarial.


A Fibrenamics é uma plataforma de transferência de conhecimento gerado na Universidade do Minho para a sociedade em especial nas áreas da arquitetura, construção, desporto, medicina, proteção e transportes.

Deixa-nos uma mensagem