ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Tiago Barquinha Gonçalves/RUM
Tiago Barquinha

Cultura 08.04.2021 21H54

Forum Arte Braga reabre com exposição de pintura sobre 'Lugares Comuns'

Escrito por Tiago Barquinha
A autoria é de Luís Coquenão.

‘Lugares Comuns’ é a exposição que reabre a galeria Forum Arte Braga, localizada no Altice Forum Braga, depois de um período de quase três meses fechada. O trabalho de Luís Coquenão, inaugurado esta quinta-feira, reúne cerca de 30 quadros que pretendem refletir a constante transformação da natureza e do fluxo do tempo como uma narrativa contínua.


As obras resultam da improvisação gestual, através do recurso à aplicação da água nas superfícies e à gravidade. "O lugar comum, o óbvio, é o que levanta as questões mais importantes e mais profundas. As coisas novas e pontuais parecem que assumem uma definição própria, mas elas rapidamente voltam e são absorvidas por esse lugar comum", explica a mensagem subjacente aos quadros.


O artista nascido em Angola e a viver há várias décadas em Prado, no concelho de Vila Verde, aponta ainda para a "universalidade" das obras. "Pretendo deixar espaço suficiente para que cada pessoa que observa faça o seu próprio caminho", refere o autor que não expunha em Braga há 26 anos.


Os quadros de maior dimensão, que estão no centro da galeria, foram pintados em plena pandemia. Já os outros, espalhados pelas extremidades da sala, são resultado do trabalho desenvolvido pelo autor nos últimos anos.


Depois da restrição levantada pelo Governo, as galerias de arte tiveram permissão para abrir portas na segunda-feira. A primeira exposição na galeria Forum Arte Braga nesta retoma vai estar patente até 18 de junho e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, entre as 10h e as 18h.

Deixa-nos uma mensagem