Desporto 03.07.2023 14H53
Great Padel nasce em Vila Verde para dar resposta ao crescimento da modalidade
Com um investimento de 700 mil euros, o projeto, cujo nome é originário de uma loja física que existia em Braga e que agora opera exclusivamente online, abriu no dia 18 de maio.
Criado há um mês e meio, o Great Padel já conta com cerca de 80 alunos, a que se somam centenas de praticantes a título particular. A academia é a primeira dedicada à modalidade a alojar-se em Vila Verde, ficando sediada na zona do campo de tiro, na freguesia de Sabariz.
O complexo, que conta com seis campos, tem registado “uma grande procura para a prática do padel” por pessoas que pretendem “não só jogar, mas também evoluir para futuramente poderem competir, seja em torneios sociais, seja em provas da federação”.
Entrevistado no programa RUM(O) Desportivo, o diretor técnico explica que o clube “dá resposta” a esse crescimento. A aplicação criada para a reserva dos campos já ultrapassou os 800 downloads. Além disso, existem as aulas particulares, a título individual ou através de turmas. Num processo de expansão e salientando que “o número de alunos tem ultrapassado as expetativas”, João Melo esclarece que a gestão e distribuição dos grupos varia “consoante os níveis dos jogadores”.
O clube recebe atletas dos 14 aos 60 anos. Um dos próximos passos é criar uma academia para jovens, sendo que, a partir de setembro, no âmbito do Desporto Escolar, arranca uma parceria com os estabelecimentos de ensino de Vila Verde. No entender do treinador - atualmente há dois -, a vertente formativa “ainda não está suficientemente desenvolvida no país”.
“Muita gente entra no padel focada apenas na parte lúdica e achamos que podemos ter uma grande capacidade de «produzir» e formar atletas de grande qualidade […] Queremos, ao máximo, tentar atrair os jovens para a modalidade e depois iniciar um trabalho que termine ou que continue na competição, de forma a que se tornem atletas de referência da modalidade”, assinala.
Localização em Vila Verde foi segunda opção
Com um investimento de 700 mil euros, o Great Padel, cujo nome é originário de uma loja física que existia em Braga, abriu no passado dia 18 de maio. Além dos campos, as instalações contam com um restaurante e uma área exterior social e perspetiva-se a abertura de um ginásio.
Inicialmente, o projeto iria instalar-se numa grande superfície comercial na capital de distrito. No entanto, a ideia fracassou, como conta a diretora-geral: “Estava pensado para ser no Nova Arcada [onde se situava a loja], acho que é de conhecimento público. Ficaríamos muito contentes se isso tivesse acontecido, mas não aconteceu por algumas questões que não vou aprofundar, até porque ainda não fazia parte da empresa na altura. Estas questões estão a ser tratadas com quem de direito e junto da administração. Tivemos de procurar uma nova localização, encontramos esta em Vila Verde, a cerca de 10 minutos de Braga, e estamos muito satisfeitos”.
Nesse sentido, parte dos atletas que utiliza os campos do Great Padel chega da cidade bracarense, mas também de Ponte de Lima, Barcelos, Terras de Bouro e Amares, além de Vila Verde. Joana Carvalho explica que, neste momento, “a procura na cidade de Braga continua a ser maior do que a oferta”.
“Podemos até fazer uma comparação rápida com Vigo, uma cidade bastante similar a Braga em termos de dimensão e de dinâmica social, embora Vigo tenha um número um bocadinho superior de habitantes. Para se ter uma ideia, Vigo tem cerca de 200 campos de padel e Braga pouco mais de 20”, exemplifica a responsável do clube que organizou, este fim de semana, a primeira edição do torneio social 'Mamacita'.